Sobram novidades e experiências por quem passar pelos próximos dez dias de programação da 31ª ExpoBento e da 18ª Fenavinho. Até o dia 18 de junho, as atrações reúnem cerca de 500 expositores e 120 shows culturais e artísticos, além de muitas experiências e novidades para o público. Boa parte delas estará no Pavilhão Inova Bento, mas por toda feira e festa o público poderá encontrar atividades para todas as idades e todos os gostos.

A agenda prevê oficinas gratuitas de gastronomia, beleza e degustação de vinhos, exposição de startups, gamificação, test drive de bicicletas elétricas, simulador de corridas, entra tantas outras. No Pavilhão Inova Bento, atividades esportivas misturam-se à exposição e pitches de startups, campeonatos de skate (ExpoBento Skate Jam) e de jogos eletrônicos (E-Sports Bento) e diversos painéis e palestras envolvendo pautas como empreendedorismo, transformação e marketing digital, indústria, turismo, cidades, ESG e liderança.

Veja os cinco passeios sugeridos para quem visitar a feira – sendo que a melhor dica é passear pelos pavilhões realizar pessoalmente as experimentações.

Gamificação: Pela primeira vez, quem visitar a ExpoBento será convidado a entrar em um jogo. A proposta de gamificação da feira incita o visitante a passar por diversos espaços instagramáveis durante sua jornada na feira. Além do registro para compartilhar nas redes, a feira desafia o visitante a passar por todas as estações, como se estivesse cumprindo as etapas de um jogo, e ser recompensado por isso no final. Quer saber o quê? Então, participe e descubra.

Bodegão: O espaço na Fenavinho traz, de forma inédita, um lugar para vivenciar as alegrias de ser colono. A bodega, geralmente num salão comunitário, é onde os moradores do interior se reúnem para jogar um carteado, como bisca ou escova, “parlar o talian” e tomar um “bitcheroto di vin”. No Bodegão da Fenavinho, também haverá espaço para as mulheres mostrarem a confecção de produtos com dressa (palha de trigo). Um programa para os turistas e também para o bento-gonçalvense de apartamento.

Teste de habilidades esportivas: Muitas das experiências que ocorrem na ExpoBento envolvem, de certa forma, o esporte. Por isso, vale ir ao Pavilhão Inova Bento e testar algumas de suas habilidades. As opções incluem esportes clássicos como futebol, basquete e pingue-pongue e outros mais diferentes, como o badminton (espécie de jogo devpeteca). Um dos destaques da oferta aqui será o arco e flecha. Outra opção será o saco de pancadas.

Bike elétrica: As bicicletas elétricas estão em alta. Em 2022, o mercado desses modelos cresceu quase 10% em relação a 2021 no Brasil. E o preço, ainda um tanto salgado, tem recuado: caiu quase 4%. Mas, na ExpoBento, você pode fazer seu test-drive, experimentar como é pedalar numa bike elétrica e descobrir as vantagens desse tipo de bicicleta, no Pavilhão Inova Bento.

Escalada e rapel: Quem estiver em busca de mais emoção em sua visita pela ExpoBento vai encontrar o desafio ideal. Para isso, vai precisar de uma dose de coragem, mas há um alento: tudo com segurança e a garantia do Corpo de Bombeiros, que comanda as atrações torre de escalada e rapel. A experiência ainda oferece um óculos 3D utilizado para treinamento dos bombeiros.

Momentos e atividades imperdíveis

  • Final dos jogos coloniais

Outra programação imperdível na Vila Típica será a disputa final dos Jogos Coloniais, no dia 13 de junho. Depois de reunir os distritos com disputas de oito provas – Arremesso de queijo; Corrida de carriola; Corrida de barricas; Cabo de guerra; Mini 48; Fazer bígoli; Taça e garrafão e Revezamento de salame –, os vencedores em cada uma das quatro comunidades se enfrentam entre si para definir o campeão. Para isso, no entanto, contam pontos a participação dos distritos no Desfile Cultural, ocorrido no último dia 4.

  • Cursos de degustação

A Vila Típica da Fenavinho será palco, ainda, para oficinas gratuitas de degustação de vinhos, oportunizando ao visitante uma chance de obter mais conhecimento sobre a bebida e aproveitar ao máximo o líquido de Baco.

Ao todo, são 12 oficinas, todas ministradas por vinícolas locais. Nos dias 10 e 13, elas ocorrem às 15h e às 19h. No dia 11, a oficina será às 15h, e nos dias 12 e de 14 a 17, sempre às 19h. As inscrições serão feitas na hora, de acordo com a disponibilidade.

  • ExpoBento na Mesa

Serão oferecidas mais de 20 oficinas, tanto para o público adulto quanto para o infantil. As agendas são diárias e incluem desde o preparo de pratos salgados, como massas, molhos e hambúrgueres, e doces, como cupcakes, cookies e banoffe (torta de banana), além de harmonizações. Entre essas, estão as que combinam queijos e vinhos, espumante com finger food e cerveja com croquete. As crianças também terão oportunidade de colocar a mão na massa, com o ExpoBento na Mesa Kids.

  • Senac Beleza

O espaço será voltado à oferta de mais de 20 oficinas que serão frequentadas no local disponível junto ao estande compartilhado do Senac, do Sesc e do Fecomércio. Entre os cursos, o público poderá optar por esmaltação e penteados, design de barba, cortes masculinos e femininos e make up. A lista completa também está disponível no portal senacrs.com.br/eventos e, depois, na busca por Senac Bento. As inscrições para o Senac Beleza serão feitas exclusivamente no local e na hora das atividades, de acordo com a disponibilidade.

Foto: Augusto Tomasi / Vagão Filmes