A 30ª ExpoBento e 17ª Fenavinho tiveram suas datas transferidas para o terceiro trimestre de 2020. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 23, pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), através de um comunicado oficial. A mudança no calendário ocorre devido a pandemia do novo coronavírus.

Originalmente, os dois eventos ocorreriam entre os meses de maio e junho. De acordo com o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani, as programações dentro de cada evento serão mantidas, entre elas, o vinho encanado, desfile alegórico e a vila típica. Ainda não há uma data oficial para a realização dos eventos. “Em um ano atípico como esse, a ExpoBento se consolida sobremaneira como instrumento necessário para os expositores, uma oportunidade de gerar negócios. Se realizada no momento adequado, a feira será um alicerce para a tão necessária recuperação econômica de muitas empresas”, avalia Capoani.

Para o diretor geral da ExpoBento, Gilberto Durante, a decisão pelo adiamento priorizou a segurança e o bem-estar da organização e do público que prestigiaria os eventos. Segundo ele, um trabalho junto aos expositores deverá ser executado para manter um ambiente favorável na efetivação dos negócios. “O apreço pela saúde, seguindo as recomendações das autoridades da área, baliza o movimento que estamos fazendo para oferecer as condições ideais de segurança na realização de feira e festa. Também estamos trabalhando para garantir que os expositores encontrem na ExpoBento e Fenavinho o tradicional ambiente favorável à geração de negócios”, explica.

O coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior destaca que após as medidas de isolamento social, impostas pelas autoridades de saúde, as festividades terão um sentimento especial para as pessoas. “Feira e festa são responsáveis por integrar as pessoas, proporcionando-lhes momentos de entretenimento e diversão. Caberá a ExpoBento e a Fenavinho devolver a alegria à comunidade”, destaca.

Comunicado Oficial

Comprometido em contribuir ativamente com o desenvolvimento de Bento Gonçalves, desde 1990 o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) assina anualmente a promoção da ExpoBento, maior feira multissetorial de compras e entretenimento do país, e recentemente assumiu, também, a realização da Festa Nacional do Vinho – Fenavinho – emblemática para o município e fomentadora de toda região. Ambos eventos têm, comprovadamente, extrema relevância para a comunidade e região, contribuindo de forma determinante com a movimentação da economia, sendo peças-chaves na promoção de negócios, geração de emprego, renda e propulsores do turismo regional.

Ciente dessa representatividade, e respeitando a sólida relação de credibilidade construída com expositores, patrocinadores e visitantes ao longo dos anos, o CIC-BG confirma a realização da 30ª ExpoBento e da 17ª Fenavinho em 2020.

Paralelo a esse compromisso, também é entendimento do CIC-BG sua responsabilidade de zelar pelo bem-estar das pessoas, preservando a saúde de toda a cadeia de envolvidos nessas promoções. Atento ao parecer de órgãos técnicos, que desaconselham a realização de atividades com aglomeração de pessoas sob pena de expandir a proliferação do novo Coronavírus, e à proximidade do início do inverno nos meses de maio e junho, o CIC-BG optou por adiar a realização da 30ª ExpoBento e 17ª Fenavinho – decisão que conta com a concordância do poder público do município de Bento Gonçalves, representado pelo prefeito Guilherme Pasin.

As programações da 30ª ExpoBento e 17ª Fenavinho (Vinho Encanado, Desfiles e Vila Típica)que ocorreriam nos meses de maio e junho serão transferidas, no que depender dos esforços do CIC-BG, para o terceiro trimestre de 2020.

As datas serão definidas e comunicadas em breve, sempre observado a viabilidade de realização dos eventos conforme a evolução do panorama da pandemia, e buscando o alinhamento com a agenda da Fundaparque e demais entidades promotoras de eventos, a fim de que todos possam alcançar com o êxito o objetivo do remanejamento de suas ações.

Desde já um comitê está trabalhando para garantir que os eventos ocorram em consonância com as determinações dos protocolos sanitários, atendendo a todas as recomendações protetivas necessárias. Dessa forma, será possível realizar as programações de feira e festa com segurança para os visitantes e garantindo, também, aos expositores condições de concretizar bons negócios.

As diretorias do CIC-BG, da 30ª ExpoBento e o comitê da 17ª Fenavinho agradecem a compreensão e solidariedade neste momento de exceção, esperando contar com o apoio de todos para construir, mais uma vez, o sucesso desses eventos tão importantes para Bento Gonçalves, região, estado e país, trazendo de volta a alegria e a integração à comunidade.

Foto: Vagão Filmes / Divulgação