Conduzidos por jovens lideranças, dirigidas por Bruno Benini e Rodrigo Valério, eventos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), comandado por Marijane Paese, são cercados pela esperança de bom público e ótimos negócios

De amanhã, 8 de junho, até o dia 18, o Parque de Eventos de Bento Gonçalves se transforma em um lugar para diversão, degustação de bons vinhos e boa gastronomia e, é claro, oportunidade de fazer bons negócios. A 31ª ExpoBento e a 18ª Fenavinho abrem as portas nesta quinta-feira, a partir das 10h, com boas perspectivas. A solenidade de abertura oficial da feira e festa está agendada também para esta quinta, às 17h, no Salão de Eventos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), entidade promotora das atividades.

Nos pavilhões da ExpoBento, os visitantes encontrarão diversas possibilidades. Considerada a maior feira multissetorial de compras e entretenimento do país, cerca de 500 expositores estarão mostrando aproximadamente 30 mil itens, que serão localizados em espaços consagrados como Variedades, Moda, Indústria e Comércio, Salão Automotivo, Salão do Imóvel, Agroindústria Familiar e Arena Gastronômica.

Além disso, também há novidades, como o caso do Espaço Senac, que terá serviços de beleza e saúde. Esses atrativos somam-se a outros sucessos da ExpoBento, como o desfile pet, os desfiles de moda, as oficinas de gastronomia e a recreação infantil. Tudo isso vem acompanhado da já conhecida oferta de atrativos artísticos, com mais de 120 shows e dois festivais nacionais.

Inovação na programação

O destaque dessa edição da ExpoBento é o convite para os visitantes se conectarem com o mundo da inovação. Um pavilhão inteiro foi destinado para isso. Denominado ‘Inova Bento’, o espaço do pavilhão F reunirá atrativos como exposição e pitch de startups, palestras sobre tendências em turismo, varejo e indústria, jogos on e offline, entre outros.

A tecnologia estará presente nos pavilhões desde a entrada no Pavilhão A. Painéis de LED estarão posicionados na área de recepção ao visitante, próximos à bilheteria e às catracas de acesso. Por meio deles, as pessoas serão informadoas sobre os shows do dia, as atrações de cada setor da feira e até sugestões para aproveitar toda diversidade da programação da ExpoBento. Os visitantes terão à disposição, também, um painel interativo para que possam registrar, escolhendo emojis de humor, quais suas impressões sobre a feira.

Outra novidade é a proposta de gamificação. Ao longo da visitação, o público também contará com espaços “instagramáveis”. Através deles, a ExpoBento convoca o público a participar de uma experiência interativa. A feira vai propor um desafio que consiste em passar pelas estações, como se o visitante estivesse cumprindo as fases de um jogo. Quem completar o circuito terá direito a um brinde, que será retirado no espaço Inova Bento, outra das novas experiências propostas pela ExpoBento, no Pavilhão F.

Inova Bento

Boa parte das atividades da programação – e muito divertidas – estarão concentrada no inédito Pavilhão Inova Bento. A agenda contempla experiências, conteúdos de inovação, além de workshops e das disputas do E-Sports Bento, o campeonato de games da ExpoBento que chega à quarta edição.

Para o público, o espaço será um palco de grandes novidades. Ali, será possível experimentar bikes elétricas, testar simuladores de corrida e de montanha-russa e participar de inúmeras experiências esportivas. Entre elas, estão arco e flecha, basquete, futebol, saco de pancada, ping-pong e badminton, oportunizadas pela loja Decathlon. Aos mais corajosos, haverá parede de escalada, rapel e óculos 3D, numa parceria com o Corpo de Bombeiros.

Fenavinho e as experiências enogastronômicas

Após uma longa caminhada de atividades, realizadas desde o mês de maio, chegou a hora de brindar a 18ª edição da Fenavinho. Será na Vila Típica, montada em um dos pavilhões do Parque de Eventos, que o público poderá degustar bons vinhos e uma farta gastronomia.

Nesse espaço temático, com arquitetura típica e valorização cultural, não faltarão experiências. As degustações cumprem esse papel com uma oferta de vinhos de grandes marcas e de vinícolas boutique, demonstrando a diversidade e a grande qualidade da bebida produzida em Bento Gonçalves. Nesse sentido, a festa oferecerá diversas masterclass para degustação. As apresentações artísticas típicas da cultura local e a oferta da gastronomia regional compõem um retrato das vivências do colono imigrante, grande símbolo da Fenavinho, também reproduzidas no espaço Bodegão, de enaltecimento das tradições do interior.

Orgulho em fazer parte desta história

“O compromisso do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do município revela-se em cada umas das diversas ações e projetos encampados pela entidade, com a finalidade de beneficiar a comunidade – e retribuir, de forma concreta, o apoio e acolhida recebido ao longo de sua história. A realização da ExpoBento, continuadamente desde 1990, e a retomada da Fenavinho, com sua aquisição em 2019, são exemplos disso. Trabalhando com novos projetos, acreditando no associativismo, tendo como prioridade a defesa dos interesses coletivos. O CIC-BG contribui com ações concretas o desenvolvimento comunitário, oportunizando crescimento e promovendo um modelo de trabalho que beneficia a todos, especialmente nossa cidade. É motivo de orgulho para a entidade entregar ao público realizações como a ExpoBento e Fenavinho. Incentivando de forma combinada o turismo, a economia, o lazer e a cultura no município, são eventos que certamente engrandecem a comunidade e, também, projetam toda a grandeza de Bento Gonçalves perante a microrregião estado e país”.

Marijane Paese, presidente do CIC-BG, entidade promotora da 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho

“Pela quarta vez na história, a Fenavinho ocorrerá de forma concomitante à ExpoBento. Por si só, a Festa Nacional do Vinho carrega um simbolismo e um potencial gigantescos para Bento Gonçalves. Juntas, feira e festa exaltam o que de melhor a Capital Brasileira do Vinho tem a oferecer. No espaço da Vila Típica da 18ª Fenavinho, um ambiente com arquitetura tematizada remete às heranças dos imigrantes italianos que colonizaram a região. Lá, o visitante experimenta uma verdadeira festa típica, regada com os melhores vinhos e espumantes locais, acompanhada pelos ícones da gastronomia, e ao som de clássicos da música tradicional. A Festa Nacional do Vinho é uma verdadeira imersão cultural, que entrega ao público tudo o que promete o turismo de experiência. Isso porque a Fenavinho não é apenas uma festa. Nunca foi. Ela tornou-se um acontecimento icônico, tão logo sua primeira edição foi anunciada, em 1967. O que era uma festa para reunir a comunidade e exaltar as atividades produtivas do município acabou por se tornar um evento com profundos impactos socioeconômicos no município, a ponto de determinar a escrita de uma nova era para a cidade. A Fenavinho reafirmou e oficializou a identidade do bento-gonçalvense, tornando o vinho o símbolo do município e promovendo orgulho citadino. Foi a festa também a responsável por chancelar o título para a cidade de “Capital Brasileira do Vinho”, propagando sua fama nacionalmente. Temos muito orgulho de levar adiante essa história e promover mais uma edição dessa festividade tão significativa para Bento Gonçalves”.

Rodrigo Valério – Coordenador do Comitê da 18ª Fenavinho

“A ExpoBento chega a sua 31ª edição energizada pela proposta de oferecer ao visitante um mix inédito de experiências. São inúmeras opções em compras, atrações artísticas e a excelente enogastronomia local, tudo isso ao lado da nossa querida Fenavinho, que terá novamente o espaço da Vila Típica para proporcionar uma verdadeira imersão na história de Bento Gonçalves. Preparamos a 31ª ExpoBento para entregar as melhores experiências para o visitante e corresponder às expectativas dos cerca de 500 expositores que estão conosco nessa edição. Consolidada como a maior feira multissetorial de compras e entretenimento do país, a ExpoBento perpetua um legado que vem sendo construído desde 1990. O impacto econômico é evidente no montante de visitantes que circulam pelos pavilhões da feira e, consequentemente, passam pela cidade. Aliado aos benefícios financeiros, há uma considerável e consequente contribuição turística. A feira desperta o interesse por Bento Gonçalves enquanto destino turístico, fomentando seus mais diversos produtos voltados ao turismo e, como consequência, valoriza a cultura que é o alicerce no qual está erguido o desenvolvimento bento-gonçalvense. Para a comunidade, é oportunidade especial de bons negócios, lazer e entretenimento, em um ambiente estruturalmente diferenciado e, sobretudo, com o toque de acolhida que tão bem caracteriza nossa região. Será um prazer receber a todos durante os onze dias de feira e festa e contamos com o engajamento de todos nessa programação”.

Bruno Benini – Diretor Geral da 31ª ExpoBento

Diretoria da 31ª ExpoBento

Diretor Geral: Bruno Benini
Diretora de Serviços: Anne Helen Bottega
Vice-diretor de Serviços: Jonatas Ferrari
Diretor de Marketing: André Menin
Vice-Diretor Marketing: Rodinaldo Goularte
Diretor Jurídico: Filipe Heuser de Almeida
Diretor de Eventos: Lucas Marconi
Vice-diretor de Eventos: Lucas Marconi
Diretor de projetos: Cesar Anderle
2ª Vice-Diretora de Projetos: Fernanda Darrigo
Diretor Financeiro: Willian Rizzi
Vice-Diretor Financeiro: Gladis Stinghini
Diretora Comercial e Vice-Diretora de Projetos: Lizandra Mazzoccato
Vice-Diretora Comercial: Angela Cavalet Peron
Diretor Industrial: Tiago Casagrande
Vice-Diretora Industrial: Tais Cariolatto
Diretor de Inovação: Vinicius Lavandoski Piva
Vice-Diretor de Inovação: Marco Antônio Fracalossi

Comitê da 18ª Fenavinho:

Coordenador do Comitê: Rodrigo Valério
Vice-coordenadora e Relação com a comunidade: Bruna Cristofoli
Eventos Externos: Gabrielle Signor
Vice-diretora de Eventos Externos: Patrícia Pedrotti
Marketing: André Menin
Vice-Marketing: Rodinaldo Severo Goularte
Projetos: César Anderle, Lissandra Mazzoccato e Fernanda Darrigo
Corte: Bárbara Bortolini
Conselho: Roberto Cainelli Júnior

Corte da 18ª Fenavinho:

Imperatriz: Ana Paula Côrtes Foresti
Damas de Honra: Thaís Dall’Osbel Centenaro e Liege Sobirai

Programação

Amanhã – 8 de Junho

10h – Espaço Inova Bento | Pista de Skate Skate
12h – Palco Fenavinho Coro Caminhos de Faria Lemos
13h – Praça Gastronômica CTG Laço Velho – Invernada Mirim
13h30min – Espaço Inova Bento |Arena E-Sports Abertura do Espaço Inova Bento
14h – Praça Gastronômica Coral Vale dos Vinhedos
14h30min – Espaço Inova Bento | Arena E-Sports Cidades Inteligentes
15h – Palco Fenavinho Rainha de Espadas
15h30min – Espaço Inova Bento | Arena E-Sports Inovação na Saúde
16h – Palco Fenavinho Gilmar e Laércio Dias
17h – Praça Gastronômica Sunset Riders
18h – Praça Variedades One Man Band
19h – Praça Gastronômica Black Birds
20h – Praça Variedades Alan Prudêncio – Classic & Country Rock
21h – Praça Gastronômica Gio Lisboa
22h – Palco Fenavinho Andri e Hector

Sexta-feira – 9 de Junho

10h – Espaço Inova Bento | Pista de Skate Skate
10h30min – Espaço Beleza e Saúde Esmaltação e Penteados
11h – Palco Fenavinho Coral Maturidade Ativa
12h – Praça Gastronômica Jus e Mauri
12h30min – Espaço Inova Bento | Arena E-Sports Poder do Networking
13h – Palco Fenavinho Jaiane Trivelin
14h – Praça Gastronômica Acústico Alex Lopes
15h – Praça Variedades Jean Paul Deitos
15h30min – Espaço Inova Bento | Arena E-Sports Inovação no Varejo
16h – Palco Fenavinho Darwin e os Evoluídos
17h – Espaço Inova Bento | Arena E-Sports Painel Proteção de Capital
17h – ExpoBento na Mesa Oficina de Comida de Bar Contemporânea
17h – Palco Fenavinho Acústico Irmãos Farina
18h – Espaço Inova Bento | Arena E-Sports Painel Empreendedorismo
19h – Palco Fenavinho Marco Borges Tomate
19h – Fenavinho Curso de degustação – Vinícola Aurora
20h – Espaço Inova Bento Happy Hour
21h – Palco Fenavinho Pagode do Feijão
22h – Praça Gastronômica Claus e Vanessa

Serviço

O que: 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho
Quando: de 8 a 18 de junho, das 10h às 22h30min (sábados e feriados); das 10h às 21h (domingo) e das 18h às 22h30min (dias de semana).
Onde: Parque de Eventos, em Bento Gonçalves
Quanto: R$ 8 (dias 9, 12, 15 e 16) e R$ 15 (dias 8, 10, 11, 13, 17 e 18). No dia 14, o acesso será gratuito
Estacionamento: R$ 15 (dias 12, 14, 15 e 16) e R$ 25 (dias 8, 9, 10, 11, 13, 17 e 18) e feriados. Para motos, R$ 8 e R$ 10, respectivamente
Informações e programação completa pelo site www.expobento.com.br

Fotos: Divulgação / Cleunice Pellenz