Paróquias da cidade prepararam programações para celebrar o ‘corpo de cristo’. Confecção de tapetes de serragem e solidários, além de missas, estão entre as atividades

Amanhã, 8 de junho, serão realizadas as celebrações de Corpus Christi. O feriado lembra o sangue e o corpo de cristo, e a ideia é honrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo com procissões e missas. Tradicionalmente, existe também a confecção de longos tapetes, que para a igreja católica significam a acolhida de Jesus em Jerusalém. Para isso, as três paróquias da cidade prepararam suas programações para recordar esta data.

Em São Roque, a programação inicia com a missa e a procissão, às 9h, na matriz Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos. À tarde, o mesmo roteiro ocorre às 15h, na matriz da Paróquia São Roque. A atividade pretende alcançar, em média, 600 fieis. Os tapetes, este ano, ocorrerão de forma solidária e todos são convidados a levar doações de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores.

Rochelle Cezarini, secretária da Paróquia São Roque, explica o porquê dos tapetes solidários. “Ao invés de fazer os de serragem, faremos os solidários, onde as pessoas trazem as doações de roupas, cobertores e alimentos não perecíveis, que posteriormente serão doados para as pessoas que precisam”, relata.

Já a programação na Cristo Rei começará às 9h30min, com a missa solene e procissão pelas ruas em torno da matriz, no bairro Cidade Alta. E assim, como segue a tradição dos outros anos, a paróquia realizará o tapete solidário, na praça em frente à igreja, onde poderão ser feitas as doações de fraldas, cobertores e alimentos. Quem comanda a ação é a equipe de liturgia da Igreja Matriz, os voluntários Cáritas da Cristo Rei, bem como as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, que conduzirão a procissão.

O padre, Pedro Carissimi, salienta o que esperam para esta celebração, e para o restante do ano. “Uma das metas de evangelização para este ano é retomar em nossa paróquia as procissões, que antigamente, muito se fazia na comunidade da Matriz. Faziam-se procissões para Cristo Rei, Nossa Senhora de Fátima, Santa Ana, entre outros. Assim como já retomamos a procissão na festa de Fátima, co-padroeira da paróquia, a procissão de Corpus Christi quer ser uma manifestação pública do amor dos fieis a Jesus, presente na Eucaristia”, relata.

Ele também conta o significado da data para a paróquia e comunidade de forma geral. “A missa solene e a procissão recordam a todos nós, paroquianos ou não, que nesta vida somos peregrinos (por isso da procissão) que vivem na presença do Senhor Jesus, vivo e ressuscitado, e nos convida a viver a caridade que deriva da Eucaristia que no altar se celebra”, comenta Carissimi.

Já no Santuário de Santo Antônio, além de todo envolvimento da paróquia numa intensa programação da 145ª Festa de Santo Antônio, há a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. A programação inicia às 15h, com a missa solene campal. Após, terá a procissão com o Santíssimo. O roteiro começa pela rua Marechal Deodoro, e continua pela Barão do Rio Branco, Cândido Costa, retornando pela frente da prefeitura.

Os tapetes começarão a ser montados a partir das 7h, e as peças serão feitas com mais de 40 imagens de inspiração bíblica. A colaboração para a confecção conta com as pastorais e serviços, além da comunidade paroquial e dos festeiros de Santo Antônio. Além dos tapetes de serragens, os fiéis são convidados a participar do tapete solidário, com a doação de alimentos não perecíveis, que serão entregues para à Casa Pão dos Pobres. A paróquia espera um grande público, já que em 2022 aproximadamente cinco mil pessoas estiveram envolvidas nas celebrações. “Diante disso, nos preparamos para celebrar a fé na Eucaristia com toda a comunidade de Bento Gonçalves que se sentir convidada a estar conosco”, destaca o padre Volmir Comparin.

Ele também enfatiza a importância da data. “Não somente para a paróquia, mas para toda a igreja: é a festa da Eucaristia, isto é, o dia de manifestar publicamente a fé no Pão e no Vinho que se tornam Corpo e Sangue de Cristo e, portanto, são o centro de toda a fé da igreja”, salienta.

ainda, explica o que se comemora neste dia. “A celebração do Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, materializados na eucaristia, surgiu no ano de 1264. Na ocasião, o papa Urbano IV instituiu a celebração do Corpus Christi após dois episódios. O primeiro deles foi com Santa Juliana. Ela teve visões nas quais Jesus pedia que o ministério da eucaristia fosse celebrado com destaque. Outro fator que levou à criação do Corpus Christi foi a ocorrência do chamado “Milagre de Bolsena”, que ocorreu quando um sacerdote celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta Santa Cristina, na Itália. Ao partir para Santa Hóstia, viu verter sangue dela”, finaliza Comparin.

Funcionamento dos serviços públicos

Nesta quinta-feira, a prefeitura não terá expediente por conta da Lei Municipal que estabelece Corpus Christi como feriado obrigatório. Na sexta-feira, 9 de junho, também não haverá expediente, pois é um ponto facultativo já compensado pelas secretarias municipais.

Os serviços essenciais como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento (PA) Zona Norte, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (DMT) permanecerão. Já a coleta de lixo, na quinta, será realizada apenas a de lixo orgânico e na sexta será executada normalmente.

Modificações no trânsito

Paróquia Cristo Rei- 9h

  • Batedores acompanham a procissão, após a missa, saindo da frente da Igreja na rua Casagrande, Duque de Caxias, Silva Paes e Visconde de São Gabriel. Retornando posteriormente para a igreja.

Paróquia Santo Antônio – 15h – Missa Campal e posteriormente procissão

  • A partir das 6h45min será bloqueada a pista direita da rua Marechal Deodoro para montagem dos tapetes;
  • Às 14h serão bloqueadas as ruas Dr. Antunes com Barão do Rio Branco/ Marechal Deodoro com Saldanha Marinho/ Júlio de Castilhos com Ramiro Barcelos;
  • Após a missa, agentes acompanham a procissão saindo da Paróquia Santo Antônio, Gomes Carneiros, Barão do Rio Branco, Cândido Costa e retornando para a igreja.

Paróquia São Roque – 15h

  • Batedores acompanham a procissão, saindo da Igreja na Avenida São Roque, seguindo até a Raul Moreira e retornando para a igreja.

Foto: Felipe Padilha / Divulgação