A 33ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2014, maior feira de fornecedores de supermercados do Cone Sul inicia na terça-feira, 19 de agosto. O evento será realizado até o dia 21 de agosto, na Fiergs, e trará palestrantes de renome nacional, como Max Gehringer, João Carlos Martins, Clóvis de Barros Filho e Clóvis Tavares. A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), entidade que promove o evento, estima que o volume de negócios concretizados nos três dias do evento deverá atingir os R$ 350 milhões, superando os R$ 333,9 milhões do ano passado.

Tradicional palco de apresentação de novidades e de tendências pelos fabricantes, a feira é também um termômetro de vendas para o varejo, que prepara seus estoques para o melhor período de vendas do ano, e uma amostragem das variações no comportamento de consumo dos gaúchos. A previsão de lançamentos para este ano durante a Expoagas 2014 é de cerca de 800 novos produtos no mercado. Promovido há mais de três décadas pela Associação Gaúcha de Supermercados, o evento deverá congregar 38 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento, oriundas dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros nove países, em uma programação que incluirá palestras, seminários, cursos, workshops, visitas-técnicas e, principalmente, a feira de negócios.

Entre os 342 expositores, a maioria mais uma vez é de gaúchos: 71,3% dos estandes serão de empresas do Estado, o que garantirá à indústria local uma oportunidade de alavancar as vendas para o segundo semestre. São Paulo (11,8%) e Santa Catarina (7,3%) são, respectivamente o segundo e o terceiro estado que estarão representados em maior número na feira, que terá em 2014 a volta de expositores da Argentina. Neste ano, 23,5% dos expositores serão estreantes na Expoagas, enquanto 76,5% voltarão ao evento.

A Associação Gaúcha de Supermercados espera receber, durante os três dias do evento, em 2014, pelo menos 90 caravanas com supermercadistas de todo o interior do Estado – que têm metade dos custos de deslocamento à Capital subsidiados pela entidade.

No dia 19 de agosto, o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, recepcionará convidados de todo o Brasil, autoridades e profissionais de imprensa na Sala Compet do Teatro do Sesi. As fontes estarão disponíveis para entrevistas a partir das 8h30min.