O Exército Brasileiro (EB) está participando do esforço nacional de combate ao mosquito Aedes Aegypti desde dezembro de 2015 e, devido ao crescente aumento de casos de Dengue, Chikungunya e Microcefalia, intensificará suas ações. A Força Terrestre, valendo-se da credibilidade e da confiança nela depositadas pela sociedade, de sua capilaridade, flexibilidade e prontidão, empregará todo o pessoal e o material disponível, no intuito de contribuir de forma efetiva neste momento de grande comoção da população.

Esta mobilização se desenvolverá em diferentes etapas, da seguinte forma. Será realizado um Mutirão Limpeza, no período de 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2016, em todas as Organizações Militares (OM) e em suas áreas de responsabilidade uma intensificação das atividades de manutenção e limpeza, empregando todos os militares disponíveis, com a finalidade de eliminar os focos do mosquito que por ventura ainda existam.

Haverá, também, o Dia Nacional de Esclarecimento, etapa que acontecerá no dia 13 de fevereiro com o objetivo de realizar um aprofundamento do nível de conscientização quanto à gravidade do problema e ao grau de responsabilidade de todos os cidadãos no combate ao mosquito. Juntamente com profissionais da área de saúde, todos os militares disponíveis do Exército atuarão em diversos municípios em todo o território nacional.

Após isso, o mutirão de erradicação de focos de proliferação do mosquito e descontaminação será efetuado. Nesta fase se desenvolverá no período de 15 a 19 de fevereiro, junto à população de áreas urbanas e de maior risco. O Exército será empregado, nesta ação, em apoio às autoridades federais, estaduais e municipais, para o combate e a erradicação de focos do mosquito.

Em data ainda a ser definida, o Exército fará uma campanha de divulgação nas escolas. Será integrada uma grande mobilização escolar, nas redes públicas e privadas, de orientação para ampliar a disseminação de informações a respeito da gravidade do problema, dos males causados pelo mosquito, do grau de responsabilidade de cada um dos brasileiros nesta “guerra” e dos procedimentos a serem adotados para cooperar e participar dessa campanha nacional.

Informações do Centro de Comunicação Social do Exército.