Teve início na última semana a programação do III Livro em Rede, evento promovido pelos 10 Pontos de Leitura que compõem a rede colaborativa em Bento Gonçalves. O evento recebeu verba ao ser premiado com R$ 50.000 pelo Edital de Cultura de Redes – Coletivos Culturais, do Ministério da Cultura.
Diferentemente das edições anteriores, com uma semana cada, as atividades acontecem de agosto a setembro. Estão inclusas oficinas, teatro, mostra fotográfica e encontro com escritores. Já foram adquiridos e distrubuídos, entre os Pontos, livros dos seguintes escritores: Antonio Schimeneck, Christina Dias, Eliandro Rocha, Fabiane Sassi Caio, Heloísa Bacichette, Kalunga (Carlos Neves), Leila Pereira, Rosane Castro, Sandra Zeni Carli e Uili Bergamin. As obras serão trabalhadas nos Pontos de Leitura e em instiuições de ensino nas quais as entidades responsáveis realizam atividades. Serão 40 oficinas, quatro por local. Após, cada Ponto receberá um dos autores. Os encontros serãos nos dias 1, 2, 9, 26, 27 e 29 de setembro e 6, 10 e 18 de outubro.

Durante as oficinas e visitas serão feitas sessões fotográficas, que resultarão em uma mostra que acontecerá na Casa das Artes, de 17 de setembro a 17 de outubro. Já “As Aventuras do Fusca a Vela”, montagem do Grupo Ueba, terá sessões gratuitas no dia 20 de outubro. O teatro é baseada no livro Moby Dick, de Herman Melville. No cenário, um ferro velho. Na ação, personagens que confundem realidade com fantasia. Na trama, delírios, vingança e obsessões, apresentados, ainda
que dramaticamente, de forma leve e divertida.

Sobre a Rede Pontos de Leitura BG 
A partir da assinatura do Convênio nº 742.534, 01/07/2012, entre o Ministério da Cultura e o Município de Bento Gonçalves, foram premiadas dez instituições com propostas relacionadas ao fortalecimento, estímulo e fomento da leitura no município.
O valor do prêmio foi utilizado no fortalecimento das iniciativas, incluindo aquisição de acervo e apoio a atividades sócio-culturais e educativas agregadas, como rodas de leitura, oficinas de mediação e produção de textos, debates e exibição de filmes. Também foram adquiridos de equipamentos, de mobiliário de apoio e de materiais de guarda e/ou transporte de acervo, além de investimento em reforma e instalações.

A partir da formação da Rede local de Pontos de Leitura, essas entidades iniciaram o processo de articulação de atividades conjuntas. Realizaram o primeiro Livro em Rede, em abril de 2015, evento que começou a reunir os profissionais atuantes na área e também funcionou como primeira oportunidade para que cada entidade conhecesse o trabalho de suas irmãs. Em maio do mesmo ano, houve a participação na Feira do Livro Infantil, contando com um espaço exclusivo à Rede. Em julho, aconteceu a segunda edição do Livro em Rede, que, entre outras atividades, contou com o lançamento oficial do documentário sobre a rede.

Fazem parte:
Abraçaí – Biblioteca do Abraço | ADEF – ConTos | Ponto de Leitura AIDD| Associação Artistas no Palco – Livros no Palco | Associação Conquistar |Associação de Moradores do Ouro Verde – Novo Futuro | Associação Valedas Antas – Renascer | Círculo Operário Bento-Gonçalvense- Biblioteca Circulista David Callegari | Conselho da Comunidade na Execução Penal – Leitura para Todos |Lar do Ancião – Leituras e memórias

Contato para informações:
Eunice Pigozzo, pelo telefone 3452-5344 (na Biblioteca Pública) ou pelo 9167-9620.