Pelo segundo ano consecutivo, a Capital do Vinho sedia o Festival de Balonismo. O esporte é reconhecido pela FAI – Federation Aeronautique Internacionale como o desporto aéreo mais seguro, com índices de acidentes próximo à zero.

Para o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, a segunda edição do Festival de Balonismo é mais que um evento, pois traz a certeza de que será possível retomar a atividade de eventos com segurança, seguindo protocolos específicos. “O setor sofreu demais e ainda sofre em função da pandemia. Temos certeza de que o modelo adotado em Bento Gonçalves servirá como exemplo para outras atividades que também precisam ser retomadas”, explica.

Além disso, Parisotto também considera que quando há comprometimento por parte dos organizadores, poder público, equipes de trabalho é possível dar certo. “No mais, é um evento que dá grande visibilidade para a cidade, não apenas no estado, mas também em todo país. Uma atração democrática, pois os balões voam pela cidade. Para aqueles que preferem ver de perto, acessam o parque, para os outros, que preferem ver das suas casas, também é excelente”, destaca o secretário.

O lançamento do Festival será no dia 26 de outubro, às 17h30, no Hotel Vinocap e vai contar com a presença do prefeito Guilherme Pasin e do secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto.