Amanhã, 25 de outubro, comemora-se o dia dos profissionais que cuidam da saúde bucal

Todas as profissões possuem suas particularidades, importância e deveres. Cada uma delas possui uma data especial em comemoração ao dia do profissional e com os do ramo da odontologia, não é diferente. Por isso, neste domingo, 25 de outubro, se comemora o dia dos profissionais que cuidam da saúde bucal da população. Capaz de cuidar tanto da estética quanto da qualidade da vida bucal das pessoas, os dentistas são admirados pelo desenvolvimento de suas atividades, que vão desde a orientação e prevenção de patologias, até aos tratamentos em casos mais graves.

Atualmente, a profissão, assim como tantas outras, possui novidades cada vez mais modernos e tecnológicas, propiciando a melhoria do bem-estar e cuidando da saúde bucal de todas as pessoas, desde muito cedo. Quem fala um pouco sobre esta profissão é Antonio Mauro Prestes Júnior, da Implantcenter, que atua na área há 24 anos. Mestre em Implantes e especialista em Prótese Dentária, ele revela que este é um segmento fascinante. “Pois conseguimos trazer de volta a saúde bucal e a autoestima de qualquer pessoa”, pondera.

Com o passar dos anos, muitas mudanças puderam ser vislumbradas. Equipamentos mais modernos e tecnológicos, produtos com maior durabilidade, entre outras questões, são algumas destas modernidades, aliadas, é claro, a devolver a qualidade de vida e a alegria aos pacientes

Segundo ele, as principais mudanças foram da filosofia dos tratamentos odontológicos, bem como a tecnologia, principalmente na área de implantes e estética dental como facetas e lentes de contato. “Conseguimos planejar os casos com previsibilidade, através de uma simulação, usando um sistema digital, o que encanta e motiva quem o realiza”, pontua.

Implantes dentários

Se tratando de implantes, o profissional revela que com o aumento da longevidade, muitos pacientes procuram esse tipo de procedimento por maior qualidade de vida, aliada a estética. “Eles conseguem satisfatoriamente oferecer isso, tanto na eficiência mastigatória como na harmonia de um belo sorriso. Qualquer pessoa adulta pode fazer implantes dentários, contanto que esteja com sua idade óssea completa e não tenha doenças sistêmicas severas ou descontroladas que contra indiquem procedimentos cirúrgicos”, considera.

O dentista ainda esclarece que a maior procura por este tipo de procedimento é vislumbrada em pacientes que tiveram seus dentes extraídos precocemente e que são portadores de prótese total. “A taxa de sucesso dos resultados dos implantes chega a ser de 95% a 97 %, segundo a literatura cientifica”, indica.

A ortodontia

A dentista Flávia Luiza Savaris, da Clínica Savaris, mestre em ortodontia e Master Invisaling Doctor, atua há 20 anos na profissão. Nestas duas décadas de atuação no mercado, ela pondera que alguns aspectos foram essenciais para a evolução da profissão. “O primeiro foi a descoberta e introdução dos implantes dentários. A segunda, da introdução das facetas de porcelana e as lentes de contato e a terceira foi a forma, através de câmeras e máquinas, de se fazer tratamento de canal”, destaca.
Se tratando de ortodontia, ela considera que teve um aspecto que foi essencial para as inovações da área. “A grande revolução foi a introdução dos tratamentos ortodônticos, isso é, movimentações dentárias por motivos funcionais ou estéticos, feitas não por aparelhos fixos, mas por alinhadores invisíveis. Desta forma, usando apenas eles para movimentar os dentes, de uma forma rápida, sem dor, com menos invasão e menos emergências na parte de ortodontia. Acho que isso é o que se tem de mais moderno”, conclui.

Prevenção

Mais importante do que apenas tratar, é prevenir. Atualmente, as pessoas estão compreendendo que, acima de tudo, a prevenção é ideal para cuidar de qualquer aspecto da saúde, principalmente da bucal. No caso, ensinar as crianças a cuidarem dos dentes desde pequenos, é um investimento que trará benefícios para o resto da vida.

Flávia concorda que os pacientes odontológicos estão cada vez mais precoces. “As crianças já frequentam o dentista muito cedo. Com isso, temos menos cáries, os tratamentos ortodônticos são mais precoces, desta forma a gente trabalha com prevenção de problemas ortodônticos e não tratamento. Outra coisa interessante é que a parte de prevenção não é apenas estética e nem somente para as crianças, os adultos estão entendendo que prevenir e procurar um profissional, seja qual for a especialidade, pode evitar desgastes dentários a longo prazo”, finaliza.