A natureza é o nosso maior bem. Ela está na pauta diária de diversos países e meios de comunicação, demonstrando sua importância para a agenda global. E neste cenário de cuidados e atenção, faz-se necessário, projetos que auxiliem na preservação do meio ambiente, buscando formas e iniciativas que expressem um contato real com o mundo verde, consolidando uma relação saudável entre o ser humano e o que o cerca. 

Neste contexto, a Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM) por meio do Setor de Educação Ambiental promove projetos orientando como funciona o ecossistema, quais as práticas nocivas, como separar os resíduos de forma correta e criar uma consciência crítica alicerçada em práticas sustentáveis e de preservação. Dessa forma, a pasta pública oferece para as instituições de ensino e empresas, projetos que oportunizam uma conexão com os temas essenciais para estabelecer um vínculo maior com os recursos naturais do planeta.

O Projeto Trilhas oportuniza a comunidade vivências em educação ambiental, a qual é realizada na Reserva Biológica Dárvin João Geremia, situada no bairro Planalto, com conhecimento das interações ecológicas, identificação de espécies vegetais e animais, ressaltando a importância desses espaços para o equilíbrio e manutenção do ambiente. 

“Eu Jogo Limpo com Bento” traz um enfoque na questão de descarte dos resíduos. O projeto busca estimular a população a realizar ações cotidianas que beneficiem o próprio cidadão e a comunidade, tendo atitudes coerentes com a legislação sobre o assunto e com o próximo.

Assim, nas intervenções junto às escolas são realizadas palestras, visitas técnicas, na Central de Triagem e Transbordo, jogo e material informativo/lúdico que retoma os assuntos abordados, indicado para turmas a partir do 4º ano e com o máximo de 30 alunos. As palestras também são ofertadas para as empresas e associações de bairros.

O Viva a Natureza proporciona sensibilização ambiental para o público infantil e infanto-juvenil através do lúdico, contemplando público local e regional. Entre as edições completas do evento, são oportunizadas à comunidade e comunidade escolar hora do conto, indicado para as séries inicias.

A coordenadora do Setor de Educação Ambiental, Evanir Almeida, coloca que os projetos da SMMAM “são de extrema importância para a comunidade bento-gonçalvense despertar o interesse individual e coletivo de cuidar da natureza, contribuindo para a preservação da mesma. A comunidade pode e deve participar! Por exemplo, neste período, está sendo implantada a ampliação da coleta mecanizada em algumas ruas da cidade. É importante que os moradores dessas ruas passem a colocar seus resíduos nos contêineres, deixando de utilizar as antigas lixeiras, contribuindo para o melhor acondicionamento dos resíduos”,afirma.

Para solicitar os projetos do Setor de Educação Ambiental, é preciso entrar em contado pelo e-mail [email protected] solicitando os mesmos. Dúvidas pelo telefone 3055-7214 com o setor de Educação Ambiental.

Fotos: Divulgação/SMMAM