Fotografia não é apenas um registro do momento, ela eterniza o que está exposto às lentes. O fotografo passa para as outras pessoas a sua visão do mundo. Fotografar vai além de apenas um click, requer um observador atento, sensibilidade e criatividade. Para Eduardo Vanassi, fotógrafo com mais de 10 anos de experiência, fotografia também é vida. “É a minha forma de expressão, meu meio de sobrevivência. Minha forma de comunicar ao mundo as coisas que eu acredito e como gostaria que fossem. Algo muito parecido com a escrita”, explica. Para algo dar certo, é preciso sentir paixão pelo que se faz. Resultados positivos surgem com o gostar de seu trabalho. Assim se explica o sucesso do trabalho de Eduardo. “Acredito muito na ideia de que se você não se arrepia quando trabalha é porque não está feliz com o que faz. Eu ainda me arrepio e sinto um nó na garganta antes de cada casamento e, pior, antes de cada ensaio. Na realidade é isso que faz eu me sentir vivo”, afirma.
O grande diferencial de um fotógrafo é se destacar no ramo, é ousar sem ter medo de errar e fazer com que esse trabalho seja capaz de sensibilizar as pessoas. Fonte de inspiração para muitos fotógrafos, Vanassi ressalta a importância de fazer o novo e o diferente. “Acredito que seja a dedicação extrema (considerada até exagerada pelos colegas de profissão), o detalhismo e a ousadia. Sempre procuro fazer o que ninguém está fazendo. Prefiro ser copiado a ter que copiar alguém”. Além disso, outro diferencial de Vanassi está na exploração dos locais utilizados ao fotografar. “Sempre costumo brincar que sou um fotografo de paisagem que só escolhe bem o lugar para posicionar o casal. Na realidade tenho muita preocupação com as regras de composição e procuro valorizar o que cada locação tem de melhor.”
Os fotógrafos sempre procuram seguir uma linha de fotografia na qual eles se identificam. Vanassi realiza a maior parte dos trabalhos com casais e gestantes. Assim memoriza em imagens os momentos mais esperados na vida dessas pessoas. “Hoje em dia sou especializado em ensaios de casais e gestantes. São os meus favoritos, porque sempre são acompanhados de um contexto muito legal e emocionante”.
Além de estudar e estar por dentro das novidades, Eduardo também está sempre em busca de inovações. “Acompanho o trabalho de vários fotógrafos que me inspiram, mas a maior inspiração vem do cinema. Trabalho especialmente com retratos, foto jornalismo e fotos de moda. Sou fã de fotografia de moda, porém com uma pitada de originalidade”, comenta. Considerado um renomado fotógrafo, Vanassi será palestrante, juntamente com o irmão Gustavo, no maior congresso de fotografia de casamentos da América Latina, o Wedding Brasil. “Estaremos ao lado de grandes feras mundiais do mercado, falando sobre carreira e negócios. Acredito que afirme e confirme o nosso trabalho como referencia e inspiração para todos os profissionais da nossa região e, automaticamente, nos obrigue a manter a constante evolução pois acaba expondo nosso nome para o mundo todo”.
Faça uma visita no endereço, Rua Osvaldo Filippon, nº 180, bairro Santo Antão ou entre em contato através do telefone 54. 3701.1139. Os trabalhos podem ser conferidos no http://eduardovanassi.com/blog/.