Para reduzir os números de acidentes de trabalho nos canteiros de obras, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG), irá intensificar as atividades de fiscalização.
A entidade vem atuando a três anos num projeto que visa conscientizar trabalhadores e empresários para a necessidade de implantar todos os sistemas de prevenção de acidentes que estão previstos na legislação brasileira.
São planos que se forem implantados de acordo com as normas técnicas salvam vidas e evitam acidentes que deixam marcas nos trabalhadores e seus familiares.
Além disso, evitam ainda que a sociedade tenha que arcar com todos os custos produzidos pelos acidentes e mortes.
Somente em 2013, os técnicos em segurança no trabalho do Sitracom BG realizaram mais de 450 vistorias em canteiros de obras.
Neste trabalho o objetivo maior é sempre o de conscientizar e mostrar aos trabalhadores e empreiteros onde estão as falhas na segurança. Posteriormente os técnicos retornam ao local para nova vistoria.
Caso a situação permaneça é feita uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho que então toma as medidas necessárias para que a obra seja enquadrada nas normas de segurança.
“O sindicato não tem o poder de autuar, multar ou mesmo embargar uma obra. Por isso temos uma parceria com o Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho que têm o poder para isso”, disse o técnico em segurança, Vicente Kinalski.
Ele destaca que o setor da construção civil contrata trabalhadores das mais diversas áreas e sem nenhuma especialização.
“Estas pessoas vão para os canteiros sem nenhum preparo, muitos sem carteira assinada. Não há comprometimento algum com treinamento por parte de quem os contrata”, analisa Kinalski. O resultado disso é um trabalho de risco iminente. “Na verdade, quando se constata que o trabalhador está em situação irregular, sem ter sequer sua carteira assinada, nada mais se pode esperar em matéria de segurança”, concluiu.
Para Ricardo Vargas, técnico integrante da equipe do Sitracom BG, é preciso que haja mais rigidez nas penalidades.
“Diversas entidades realizam atividades para demonstrar e comprovar que investimento em segurança é uma obrigação de todos. Obras são embargadas e multas são aplicadas, mas ao retornar às atividades as coisas continuam na mesma”, reclama Vargas.
No final do ano passado os técnicos do Sitracom BG ganharam o reforço para encarar a dura luta contra a falta de segurança que foi a criação do Fórum Permanente de Saúde e Segurança do Trabalhador em Bento Gonçalves.
Através dele, entidades, empresas e órgãos públicos estão se organizando para atacar o problema.
“A criação do Fórum foi um grande avanço. Ele vai possibilitar um aprofundamento na questão e dar maior visibilidade às atividades de combate a insegurança”, disse o diretor de segurança do Sitracom BG, Ivo Vailatti.
Segundo ele, há empresas dispostas a mudar suas rotinas, mas muitas ainda tentam de todas as maneiras burlar as regras e evitar o comprometimento com a segurança.
“Tem empresas que chegam a subcontratar outras que como elas, não se enquadram nas normas apenas para tentar se livrar da responsabilidade pela segurança dos trabalhadores”, denuncia Vailatti. Para ele, esta situação de desrespeito a vida dos trabalhadores já foi longe demais. “Isto tem que acabar e a rigidez na fiscalização tem que ser intensificada”, concluiu.