Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), apontou que a formação de coágulos em pequenos vasos localizados embaixo da língua pode sinalizar infecção para o novo coronavírus. Os sintomas foram encontrados em pacientes internados com quadro grave da doença, que precisaram ser submetidos à ventilação mecânica. Após a realização de autópsias em pacientes, foi possível chegar a teoria de que que devido a intensa inflamação, a insuficiência respiratória e a situação crítica dos pulmões ocasionou a formação de coágulos muito pequenos nos vasos mais finos que irrigam os pulmões.

Segundo os pesquisadores, havia dúvidas ainda se tais distúrbios de coagulação eram consequência do longo período de internação em unidade de terapia intensiva (UTI) ou eram resultado da resposta inflamatória causada pelo vírus. No entanto, o estudo revelou a formação dos microtrombos já no primeiro dia de internação, o que reforça que a trombose microvascular é uma característica da covid-19.

Para chegar a hipótese, foi analisada a situação de 13 pacientes acometidos com a doença desde o primeiro dia de internação. A região sublingual foi escolhida porque é uma parte de mucosa possível de ser acessada de modo não invasivo. Os pesquisadores observaram evidências de trombose microvascular em 11 casos, ou seja, 85% dos pacientes.

Apesar das descobertas, o artigo diz ainda que os estudos precisam ser mais aprofundados para chegar a uma conclusão em definitivo.