O uso irregular de fones de ouvido é apresentado com a principal causa da perda de audição entre os jovens. É o que aponta o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Segundo a entidade, a perda chega a ser irreversível em alguns casos, quando o volume for utilizado de maneira demasiada.

Conforme a presidente do CFFa, Thelma Costa, o estudo percebeu a diminuição da sensibilidade ao consultar jovens. “Os adolescentes usam esse equipamento de som com volume muito alto. A gente vem notando que a audição deles não é tão normal como antigamente, já tem mais perda. E se continuar a usar esse som alto, eles terão uma perda irreversível, não volta mais ao normal”, afirma.

Segundo ela, as perdas auditivas por causa de ruído estão aumentando entre a população, tanto por ruído industrial, quanto por equipamentos de som. Conforme Thelma, os pais e responsáveis devem monitorar o volume dos fones de ouvido. “Se você estiver a 1 metro da pessoa e ouvir o que ela está escutando, ela provavelmente terá uma perda de audição”, reforça.

De acordo com Thelma, já houve uma proposta de projeto de lei no Congresso Nacional para que esses equipamentos tenham controle máximo de volume, mas ele não foi aprovado. Além disso, a fonoaudióloga explicou que as escolas precisam pensar melhor na estrutura das salas de aulas, para que sejam construídas em locais mais silenciosos ou com melhor acústica.