A estudante Lorenza Pabst Botton, do Campus Bento Gonçalves, vai participar da ISEF Regeneron International Science and Engineering Feir, considerada uma das maiores feiras de ciências do mundo. Neste ano, o evento ocorre de forma virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Além de Lorenza, outras 1.835 jovens pesquisadores, de 65 países estarão expondo seus trabalhos que, juntos, somam 1.480 projetos. O evento ocorre em duas etapas, com a apresentação das pesquisas de estudantes de 3 a 6 maio e a realização de palestras, feiras, exposições e divulgação dos projetos premiados, entre 16 e 21 de maio.

Lorenza apresentará o trabalho “Razão e paixões na moralidade em Hume”. A pesquisa, sob orientação do professor Franco Nero Antunes Soares, obteve a segunda colocação na Mostratec 2020 na área “Educação e Humanidades” busca compreender, a partir de ferramentas teóricas oriundas da filosofia, os processos psicológicos que levam as pessoas a agir da forma que agem e, a partir disso, incentivar o desenvolvimento de um modelo ético baseado nesses processos. A teoria humana prevê que apenas as emoções podem dar fim às ações, e que a razão apresenta os meios para atingi-las. Com base nisso, um sistema ético não pode ser baseado em princípios exclusivamente racionais, mas deve influenciar o comportamento por meio das emoções.

A aluna foi contemplada, também, com o “Prêmio Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul”, pelo desempenho individual na Mostratec. O trabalho recebeu ainda o destaque “Prêmio APM-Liberato – CNPq”.

O Prêmio Assembleia Legislativa é concedido desde 2010 aos estudantes de escolas gaúchas com as três melhores pontuações na Mostratec e garante a Lorenza a possibilidade de apresentação de seu projeto de pesquisa na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2021, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Além de Lorenza, a delegação brasileira no evento conta com a participação de outros 22 estudantes, com 18 projetos.

Foto: Divulgação IFRS