Tendo como meta imunizar 90% do público prioritário, o Rio Grande do Sul apresenta o maior percentual de vacinação contra a influenza do Brasil

O Rio Grande do Sul apresenta até o momento o maior percentual de adesão à campanha de vacinação contra a gripe no país. Cerca de 17% de pessoas dos grupos prioritários já foram imunizados, sendo que a média nacional gira em torno de 11%, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde. Para seguir avançando nos índices, foi realizado o Dia D da vacinação no último sábado, 13 de abril. A data de abertura extraordinária das unidades de vacinação no Estado foi direcionada a todos aqueles que fazem parte dos públicos elegíveis, como idosos, crianças, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades. Ao todo, mais de cinco milhões de pessoas fazem parte destes grupos no Rio Grande do Sul. Destas, cerca de 636 mil já foram vacinadas até agora.

Em Bento Gonçalves, a ação ocorreu nas unidades de saúde do município, e também na Via del Vino, com a Unidade Móvel. A meta é imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário, o que totaliza aproximadamente 46.312 pessoas. Até o momento, apenas 8.748 pessoas se vacinaram, ou seja, em torno de 37 mil ainda não se protegeram da doença. A população pode tomar a vacina nas Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.

Ao longo do dia, foram aplicadas 1750 doses da vacina, número considerado bom pela Coordenadora de imunização Luiza do Rosário. “Nós tivemos um excelente dia de vacinação, demonstrando que a população está consciente da importância de se vacinar e evitar possíveis quadros gripais, ainda mais nessa fase dos grupos prioritários, que estão mais suscetíveis a possíveis complicações por conta da gripe. É importante que todos se imunizem”.

Registro de óbitos

Devido ao aumento do número de casos e de óbitos registrados no Estado e no país, a estratégia de vacinação contra a influenza foi antecipada. Neste ano, a campanha começou em 25 de março e vai até 31 de maio.

As síndromes gripais, como as causadas pelo vírus influenza, quando levam a hospitalizações são chamadas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Em 2023, nas primeiras 14 semanas do ano (considerando as datas de início dos sintomas), ocorreram 73 registros desse tipo causados pela gripe. Neste ano, no mesmo período, foram 237 casos.

Da mesma forma, houve um incremento de óbitos. Foram 10 durante esse período no ano passado, e em 2024, até agora, já foram confirmados 18. Entre os óbitos, 16 aconteceram em pessoas com 60 anos e em 13 deles a pessoa tinha alguma comorbidade.

Os óbitos foram em residentes de Balneário Pinhal, Boqueirão do Leão, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Charqueadas, Gravataí, Imbé, Nova Petrópolis, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rolante e Tunas.