Em uma iniciativa marcante, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, aproveitou sua visita ao Vaticano para estender um convite especial ao Papa Francisco, convidando-o a visitar o estado em 2026. O convite foi feito durante uma audiência geral na manhã desta quarta-feira, 17, e tem como objetivo integrar as celebrações dos 400 anos da chegada das missões jesuíticas ao território gaúcho.

Francisco, como primeiro sumo pontífice jesuíta, tem uma conexão especial com a história das missões jesuíticas, tornando sua presença ainda mais significativa para as comemorações. Durante a audiência, o governador presenteou o Papa com uma escultura das ruínas de São Miguel das Missões, um importante patrimônio histórico e cultural do estado. Além disso, Leite também ofereceu camisas dos principais clubes de futebol gaúchos, incluindo Grêmio, Internacional, e Brasil de Pelotas.

Em seu relato sobre a audiência com o Papa, o governador destacou a gentileza e a amabilidade do Sumo Pontífice, que agradeceu pelos presentes e pelo convite. Leite também compartilhou um momento pessoal, revelando que o Papa tem uma conexão afetiva com a cidade de Pelotas, onde um de seus tios residiu.

A possível visita do Papa Francisco ao Rio Grande do Sul em 2026 promete ser um evento histórico e emocionante para os gaúchos, celebrando não apenas a trajetória das missões jesuíticas, mas também fortalecendo os laços de fé e comunidade na região. A expectativa é de que o convite seja bem recebido e que o encontro se concretize, trazendo uma luz especial às celebrações do estado.

Fotos: Divulgação Vatican Media