Nesta última terça-feira, 8 de março, em reunião do Gabinete de Crise, foi definido que os Alertas seriam retirados de todas regiões Covid do Rio Grande do Sul para dar espaço aos Avisos, menor grau dentre os possíveis. Esses indiciadores selecionados fazem parte do Sistema 3As de Monitoramento, em que o Estado avalia se uma região receberá um Aviso, um Alerta ou uma Ação, dependendo de fatores clínicos da pandemia.

Segundo o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, está sendo notado uma diminuição nos números de casos registrados de Covid-19, assim como ocupação de leitos e óbitos. “A tendência é seguirmos em redução nas próximas semanas. Dessa forma, com o aval técnico, decidimos retirar o Alerta de todas as regiões”, afirmou.

A escolha pelo Aviso vem do fato de que apesar da queda de números, os patamares seguem altos. Taxas como de contaminação e mortalidade ainda se destacam, mesmo neste período. Na semana passada, a média móvel da casos confirmados teve redução de 47% no estado. Na Serra, a redução ficou em 16,1% de uma semana a outra. A ocupação de leitos na região segue em 50,3%, tendo 151 leitos livres para caso um paciente infectado precise internar.

Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG