Mais 441.550 doses de vacinas contra a covid-19 devem chegar ao Rio Grande do Sul nos próximos dias. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Este será o segundo maior lote enviado ao estado desde o início da distribuição das vacinas. A previsão é de que os imunizantes comecem a ser entregues antes do final de semana. Nessa remessa, o maior número de doses será da Fiocruz AstraZeneca/Oxford, seguidas da CoronaVac, envasada pelo Instituto Butantan.

Conforme a SES, são 173.800 da Coronavac e outros 267.750 da AstraZeneca. Na semana passada, o Rio Grande do Sul recebeu o último lote de vacinas, com 141.800 doses da CoronaVac e 159.750 doses da Oxford/Astranezeca, possibilitando, assim, a ampliação da vacinação dos idosos e forças de segurança no RS. 

Com a chegada dos novos imunizantes, o governo do RS pretende utilizar para aplicação da segunda dose em profissionais da saúde e pessoas com idade entre 65 e 69 anos. No entanto, a maior parte, cerca de 250 mil doses, deverá ser utilizada na primeira aplicação em idosos de 62, 61 e 60 anos.

De acordo com o cronograma, as vacinas devem chegar entre hoje e amanhã, sendo distribuídas para os municípios até o final de semana.