O número de pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19em Bento Gonçalves, representa a 18% da população. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta quinta-feira, 15. De acordo com o último levantamento, 21.703 pessoas já haviam sido vacinadas na cidade. Desse total, 7.270 receberam também a segunda dose, o que representa cerca de 6%. O índice de cobertura é maior do que a média nacional, que chega a cerca de 12%. Desde o início da distribuição dos insumos, a cidade recebeu 30.520 doses e aplicou 28.973, ou seja, 94,93% do total.

Conforme a SMS, até o momento, pouco mais de 4,4 mil profissionais da saúde receberam a primeira dose do imunizante. Outros três mil já completaram o ciclo vacinal. Idosos são a maioria dos imunizados até o momento, cerca de 16 mil (primeira dose) e 3,6 mil com a segunda aplicação.

Idosos em instituições de longa permanência somam 382 aplicações, o que corresponde a 100% de vacinação com as duas doses da vacina. Já os acamados são 510 (primeira dose) e 120 (segunda dose). Pelo menos 38 indígenas também já receberam as duas doses. O balanço mostra ainda que 270 profissionais de segurança já foram imunizados com a primeira aplicação.

Na sexta-feira, 16, segue o agendamento da imunização de idosos a partir de 64 anos e profissionais da saúde que não conseguiram comparecer ao drive-thru de vacinação na Fundaparque. O agendamento deve ser realizado pelo telefone 3771-4250, das 10h às 17h. A imunização desse público teve início nesta quinta-feira, 15, e segue até amanhã, no Espaço de Saúde do Idoso, localizado na rua Giovani Girardi, 206, bairro Progresso.  

Para os profissionais da saúde é obrigatório ter o cartão do SUS e o cadastro no sistema da Prefeitura Municipal. Para a aplicação da vacina é obrigatória a apresentação da carteira/registro profissional ou a comprovação de vínculo de trabalho na área da saúde.