Nesta última semana, fiscalizações estão sendo feitas em ações noturnas com barreiras na Serra Gaúcha, para verificar o transporte de vinhos e derivados. O foco da operação é a manutenção e inibição de adulteração de produtos desse tipo na região, que tem bastante foco na uva. A ação está sendo feita pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Rio Grande do Sul.

Todos caminhões que transportam vinhos e derivados da uva devem apresentar a Guia de Livre Trânsito (GLT) e a nota fiscal juntamente com a carga em questão. Desde de 2018, no Estado, as empresas podem solicitar o GLT pela internet, por meio do Sistema de Declarações de Vinícolas (Sisdevin), que está ligado a SEAPDR. Ao todo, são 600 vinícolas registradas e cadastradas e cerca de 45 mil GLTs são analisados todo ano.

A chefe da divisão de inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Fabíola Boscaini Lopes, explica que adulterações interferem na qualidade e prejudicam o consumidor dos produtos da uva. “Também são feitas coletas de amostras, para que o Laboratório de Referência Enológica da secretaria analise os padrões de identidade e qualidade dos produtos transportados”, exemplifica.

Foto: Fernando Dias/SEAPDR