Após reunião do governo do Estado com o Gabinete de Crise nesta terça-feira, 25, foi definido Alertas para as 21 regiões Covid do Sistema 3As de Monitoramento. A piora nos indicadores da doença foi o que motivou a decisão. Todo Rio Grande do Sul vem apresentando um aumento no número de casos de Covid-19 e internações em leitos clínicos e de UTI.

Com essa notificação de maior grau do sistema, os municípios de cada região precisarão montar um plano de combate ao número de infeções. Uma das ações básicas é o aumento de fiscalização para com a obediência e cumprimento de regras sanitárias, bem como ampliação de atendimento em estruturas de saúde. O cancelamento de grandes eventos também poderá ocorrer.

Ainda neste mês, no dia 19, o Gabinete havia emitido Alertas para 12 regiões e expandiu, agora, por conta de aumento em infecções. “Estamos em um nível de preocupação alto devido ao aumento de casos e de internações. Também estamos trabalhando para dar a cada uma das regiões esse devido entendimento, para que possam conscientizar a população e tenhamos a capacidade de reduzir a velocidade da transmissão e assim diminuirmos o número de casos”, afirmou o governador Eduardo Leite em reunião.

A equipe técnica do Grupo de Trabalho Saúde notificou que, somente nesta terça, foram registrados 19 mil novos casos de Covid-19 e 50 óbitos pelo vírus. Essa quantidade de falecidos não era mais vista no estado desde 17 de novembro. Esse aumento vem sendo registrado desde o início do ano, quando a média móvel de casos confirmados subiu 67%, passando de cerca de mil para 16 mil.

Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini