Mais uma remessa de vacinas contra a covid-19 serão distribuídas para as coordenadorias regionais de saúde a partir de quinta-feira, 29. Serão doses da Pfizer e da Coronavac que serão utilizadas para ampliar as faixas etárias na imunização. Do total de doses disponibilizadas, cerca de seis mil da Pfizer serão destinadas para completar o esquema vacinal em gestantes e puérperas que haviam recebido a primeira vacina da AstraZeneca. Outras sete mil vacinas do mesmo laboratório deverão ser utilizadas na imunização de adolescentes de 12 a 17 anos. O restante, cerca de 106,5 mil, é destinado para que os municípios avancem na vacinação do público em geral.

Nesta quarta-feira, 28, o Rio Grande do Sul deve receber mais um lote de vacinas do Ministério da Saúde, totalizando 486.810 doses. Desse montante, 68% deverá ser utilizado na complementação do esquema vacinal e ficará guardado na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos. As planilhas com números exatos que irão para cada município ainda estão sendo calculadas pela equipe técnica da SES, assim como as rotas de distribuição.

Para evitar distorções na distribuição, SES vai separar municípios por categorias

Um problema enfrentado durante a distribuição de doses é a distorção de informações dos municípios. Com estimativas populacionais que, muitas vezes, não correspondem ao número exato, algumas cidades acabam recebendo menos ou em outros casos, mais do que o necessário, gerando disparidade nas informações. De acordo com o estudo realizado pelas equipes técnicas da SES, municípios que estejam vacinando pessoas em torno dos 40 anos ou menos possivelmente não estejam com déficit de doses. “Existem estratégias diferentes em cada município, por isso alguns conseguem atingir faixas etárias mais baixas, enquanto outros conseguem atingir um índice maior na segunda aplicação, por exemplo”, explicou a titular adjunta da SES, Ana Costa.

A partir das próximas remessas de imunizantes ao Estado, a distribuição levará em conta este estudo no cálculo de rateio das doses. Os 497 municípios gaúchos foram separados em quatro categorias, de acordo com o porte populacional, e foi calculada uma média percentual das coberturas vacinais. Os municípios que ficaram abaixo da média receberão doses para equalizar a diferença. Serão necessárias cerca de 200 mil doses, divididas entre 257 municípios gaúchos, para solucionar as distorções.