Iniciativa propiciará que empreendimentos associados consigam melhores oportunidades

Uma Associação das Agroindústrias Familiares de Bento Gonçalves (ASAF) deverá ser criada em breve. O assunto foi debatido em reunião realizada na terça-feira, 27 de julho, na Casa das Artes. O objetivo é valorizar os empreendimentos dessa natureza. A atividade contou com a presença de representantes da Emater a nível estadual, regional e municipal, lideranças sindicais e municipais, além dos proprietários.

De acordo com o chefe do escritório da Emater, Thompson Didoné, a iniciativa será extremamente importante para valorizar as agroindústrias da cidade. “Bento tem 40 totalmente legalizadas e mais 16 em processo de legalização. Isso pode trazer inúmeros benefícios para os agricultores dessa entidade”, sinaliza.

Segundo o extensionista rural, Neiton Perufo, que acompanha de perto a vivência das agroindústrias no município, a intenção é que, até o final do ano, o número de empreendimentos seja ampliado, valorizando ainda mais a produção destas pessoas. “Vemos uma oportunidade muito grande, principalmente na união dos estabelecimentos e no aproveitamento nos canais de comercialização que existem para esse nicho de mercado. A gente sabe que o produto tem uma importância e um valor muito grande de comercialização”, pondera.

Chefe do escritório da Emater, Thompson Didoné, fala sobre a proposta

O extensionista ainda avalia que as oportunidades da criação de uma associação são amplas. “A gente pretende e visa uma ótima chance de comercialização em estabelecimentos e feiras, principalmente. Hoje, a maior dificuldade do produtor é poder se deslocar até uma feira que dura duas semanas e permanecer lá por todo esse tempo. Com uma associação isso fica mais fácil. Esse é só um exemplo, pode ter outros, como a própria aquisição de matéria prima, insumos, material de empresas, pois essa compra coletiva diminui os custos de produção e agrega valor aos produtos vendidos”, considera.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, Cedenir Postal, comenta que o trabalho com base na união sempre traz bons resultados. “É importante todas as formas de associação, de cooperativas. O trabalho em conjunto é o que engrandece, porque, às vezes, as agroindústrias pequenas, um agricultor pequeno, se ele não tiver associado, fica mais difícil nesse mundo competitivo, Nós, do Sindicato, estamos à disposição para auxiliar e colaborar no decorrer da caminhada”, sublinha.

O secretário de Agricultura, Volnei Christófoli, enfatiza que a organização de todas as pastas é importante para o desenvolvimento da sociedade. “Estamos, a cada dia, aprendendo e melhorando, procurando dar uma atenção especial aos nossos agricultores, seja nas feiras livres, nas propriedades, ou nas estradas. Além disso, teremos projetos que estarão sendo desenvolvidos ao longo do ano, com muitas parcerias”, avalia.

Cerca de 45 pessoas participaram da reunião, sendo que, 30 empreendimentos já se prontificaram a fazer parte da ASAF.

Divisão por segmento

Os 40 estabelecimentos de Bento Gonçalves são divididos da seguinte forma: são 19 produzindo produtos à base de farináceos; sete com produtos à base de frutas, como doces e geleias; três produzindo suco de uva; um de destilados de cana de açúcar; oito elaborando vinho; um entre posto de ovos coloniais e um de minimamente processado de aipim.

Fotos: Thamires Bispo