Anemia
Esse problema dá as caras quando está faltando ferro no organismo – seja pelo baixo consumo de fontes do mineral, seja pela perda excessiva na menstruação. Anêmicos apresentam palidez, sonolência, dor de cabeça, falta de concentração e… cansaço!

Problemas de tireoide
Quando essa glândula, localizada na base do pescoço, começa a funcionar demais ou de menos, o ritmo do metabolismo é o primeiro a sofrer. O hipertireoidismo resulta em uma produção exagerada de hormônios, o que causa fadiga, emagrecimento e fraqueza nas pernas. Já o hipotireoidismo, que desacelera a produção hormonal, gera, além do cansaço, dores musculares, retenção de água e ganho de peso.

Diabetes
A doença atrapalha a capacidade do organismo de usar o açúcar disponível no sangue como fonte de energia. Entre os sintomas da escassez de glicose estão o cansaço constante, muita sede, fome, visão turva e irritabilidade.

Depressão
Além da dificuldade em sentir prazer com atividades que faziam você feliz, a tristeza profunda pode comprometer a disposição para realizar tarefas simples. Se você perceber que esses sintomas estão se fazendo presentes por mais de duas semanas, consulte um especialista.

Apneia do sono
O problema é mais comum em quem está acima do peso e afeta diretamente a qualidade do sono, fazendo com que você acorde cansada sempre. Isso acontece devido a breves interrupções na respiração que enviam uma mensagem de alerta ao cérebro para você acordar e voltar a respirar – processo que pode ocorrer várias vezes ao longo da noite.