Dois experimentos que podem ajudar no combate à enxaqueca crônica foram publicados na quinta-feira, 30, num dos mais renomados jornais voltados à medicina do mundo. A primeira pesquisa colocou 955 pacientes divididos em três grupos: um tratado com 70mg do anticorpo “erenumabe”, outro com 140mg e outro com placebo durante seis meses. O primeiro grupo viu o número de enxaqueca reduzir, em média, 3,2 dias; o segundo, em 3,7 dias; enquanto o terceiro, apenas 1,8 dia.

Na segunda, o anticorpo usado chama-se “fremanezumabe”. Nesta, 1130 pacientes também foram divididos em três grupos no mesmo período: um recebia a droga trimestralmente; outro, mensalmente; e outro, placebo. O primeiro grupo experimentou uma diminuição mensal de 50%; o segundo, de 40%; enquanto o terceiro de 18%.

A medicação deverá ser aprovada pelo órgão regulador de medicamentos nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2018. No Brasil, estima-se que será liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no segundo semestre de 2018 ou no começo de 2019.