Gol decisivo do Alviazul foi marcado nos cinco minutos iniciais do jogo de ida, em Bento Gonçalves. Agora, o clube briga por um empate, no próximo domingo, em Lajeado, para subir à elite do futebol gaúcho

Após 38 jogos, o Campeonato Gaúcho Série A2, de 2022, chega ao seu momento derradeiro, aquele em que os 16 clubes inscritos almejaram desde o início: ganhar o acesso à elite do futebol gaúcho. Com o primeiro confronto das semifinais encerrado, o Clube Esportivo de Bento Gonçalves conseguiu encaminhar a vaga a partir da vitória de 1×0 contra o Lajeadense, em casa. A torcida, contabilizada em cerca de 3 mil pessoas pela diretoria, foi incessante no seu papel de apoiar a equipe durante os 90 minutos de bola rolando, no Montanha dos Vinhedos.

Agora, o próximo desafio do Tivo será em território adversário, em Lajeado, onde ocorrerá o jogo de volta pela semifinal. O confronto está marcado para às 15h do domingo seguinte, 10 de julho, na Arena Alviazul. O Esportivo precisa apenas de um empate para garantir o acesso à Série A do Gauchão de 2023. Caso perca por um gol de diferença a decisão vai para os pênaltis. Caso perca por mais de um gol, a classificação fica nas mãos do Lajeadense.

Primeiro tempo ofensivo

Durante toda a primeira etapa o Esportivo agiu de forma ofensiva contra o oponente, mantendo a pressão no ataque. O lance que definiu o placar aconteceu de forma rápida, aos cinco minutos, quando Cris Magno cruzou pela esquerda e, na pequena área, João Pedro recebeu e mandou a bola para o fundo da rede.

No restante do primeiro tempo o Tivo manteve a posse de bola e criou mais oportunidades de esticar o placar. Mesmo assim, os lances não foram suficientes para mais uma finalização. O adversário não conseguiu criar muito, e os atletas do Lajeadense se mantiveram retrancados.

Segundo tempo defensivo

No retorno do intervalo, logo no início do tempo de jogo, ficou claro que a equipe de Lajeado havia recebido uma orientação de tentar o empate, para deixar tudo igual na decisão em casa. Os atletas deixaram a retranca e foram para cima do Esportivo, criando lances rápidos para tentar ultrapassar a defesa do time de Bento. Apesar disso, os defensores se destacaram, principalmente o goleiro, Copetti, que precisou fazer grandes defesas.

A bola chegou a bater na trave do Tivo em um lance de falta, nos minutos iniciais, próximo à linha da grande área. Depois, aos 13, Copetti fez uma defesa difícil em três tempos para evitar o empate do Lajeadense. O goleiro estava se jogando entre os atletas adversários para fechar o ângulo e impedir que eles marcassem.  

Possíveis adversários na final

Na outra semifinal, entre o Avenida e o Passo Fundo, a situação segue completamente indefinida e sem vantagens para o jogo de volta. No primeiro confronto entre eles, no Vermelhão da Serra, em Passo Fundo, ficou tudo igual, em 0x0. Com isso, a equipe que obtiver uma vitória simples no próximo domingo será aquela que garantirá o acesso à Série A de 2023. Durante as quartas de final, ambos os times levaram a decisão para os pênaltis, portanto, já estão habituados a definir a classificação nas penalidades.