Um jogo especial, recheado de história e rivalidade na Serra Gaúcha. A nova página do clássico da Polenta 147, entre Esportivo e Caxias, estará sendo escrita no sábado, 26, às 19h, no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D 2021. A partida vale – e muito – para a tabela de classificação: pode manter o Alviazul entre os quatro melhores e até mesmo torna-lo líder da chave A8 na competição.

O técnico Rogério Zimmermann utilizou a semana para trabalhos táticos de preparação ao enfrentamento. A ideia é, a cada treino, aprimorar a cara da equipe em campo e entrosar mais os jogadores, já que o grupo segue em formação e recebeu atletas para a composição do elenco nas últimas semanas. Além dos trabalhos em campo, comissão técnica e jogadores assistiram e analisaram diversos vídeos sobre o Caxias, estudando o adversário.

Para o capitão do Esportivo, o meio-campo Chicão, o clássico deve ser encarado como uma decisão, sobretudo por ser disputado no Montanha dos Vinhedos. “É mais um jogo complicado, como toda a série D. O clássico tem uma atmosfera diferente, e temos que encarar dessa forma, ainda mais jogando em casa. Temos que fazer valer essa vantagem para vencermos essa partida”.

Ainda segundo Chicão, o Esportivo precisará ter atenção e ser cirúrgico na parte ofensiva. “Estamos neutralizando bem os adversários, mas precisamos ser mais incisivos nas finalizações e matar o jogo. O mais difícil é criar oportunidades e estamos fazendo isso, mas precisamos ser mais eficientes para sairmos com o resultado positivo”.

O clássico, será o segundo jogo do Esportivo como mandante no Brasileirão. No primeiro, vitória por 2×1 sobre o Juventus. Na tabela de classificação, o Alviazul soma 5 pontos e ocupa a 3ª colocação, dois atrás o atual líder, o Joinville. Já o Caxias, adversário deste sábado, está em 4º lugar com 4 pontos.

Este será o 147º clássico da Polenta entre Esportivo e Caxias, o primeiro na Série D do Brasileiro. As duas equipes já haviam se encontrado, em 2007, mas pela Série C. No confronto em Bento Gonçalves, melhor para o Alviazul, 2×1, gols de Bruno Salvador e Clayson, contra para o Esportivo.

Texto: Guilherme Kalsing / Exata Comunicação

Foto: Ênio Bianchetti / CEBG