Alviazul conquistou um ponto no empate sem gols em jogo contra o Brasil, de Farroupilha, neste domingo, e vai jogar a primeira do mata-mata contra o Santa Cruz, em casa

O Clube Esportivo Bento Gonçalves conquistou o ponto que necessitava para assegurar a passagem para a fase de mata-mata, as quartas de final da Divisão de Acesso do Gauchão 2022, Série A2. O jogo contra o Brasil, de Farroupilha, na tarde deste domingo, 12 de junho, que encerrou a primeira fase da competição, foi realizado no Montanha dos Vinhedos e ficou com o placar zerado. Com o resultado, o clube de Bento manteve a quarta colocação e joga contra o Santa Cruz, na abertura da próxima fase.

O jogo, em que o Esportivo estreou seu terceiro uniforme (azul escuro) não teve grandes emoções durante as duas etapas, com o time do técnico Maurício Fernandes bem posicionado na defesa. Uma retranca que o Esportivo, treinado por Carlos Moraes, tentou por inúmeras vezes bater, sem sucesso. O lance mais perigoso da partida foi aos 31 minutos, do primeiro tempo, quando Talles Cunha, depois de uma cobrança de falta, acertou a trave do goleiro Ronaldo, do Brasil.

Depois do intervalo o Esportivo voltou com seu tradicional uniforme principal, todo de branco, para facilitar a identificação dentro de campo já que o azul escuro estava parecido com o verde escuro do fardamento da equipe visitante. Os dois times jogaram uma etapa complementar bastante truncada, com muitas paralisações por causa de faltas, e com os atletas do Brasil forçando as paradas, para ganhar tempo e manter o empate que livrou o time do rebaixamento.

A primeira fase do Grupo A terminou com o Veranópolis confirmando a primeira posição ao vencer o Passo Fundo por 2 x 1, também no domingo. Na ponta de baixo o Cruzeiro (Cachoeirinha), acabou rebaixado à Série B do Gaúcho ao perder para o Glória (Vacaria) pelo placar de 2 x 0. Os próximos jogos (quartas de final) ainda não têm datas definidas, pelo que informou no começo da noite de domingo a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em seu site oficial. As partidas estavam previstas para o próximo domingo, dia 19.

Torcedor

Tanto presidente, Leocir Glowacki, quanto o treinador do Esportivo, Carlos Moraes, consideraram que a equipe de Bento Gonçalves cresceu ao longo da primeira fase da competição, a classificatória, conquistando 21 dos 42 pontos possíveis, com quatro vitórias, nove empates e apenas uma derrota. “A gente veio crescendo ao longo dos jogos, com atletas chegando e permitindo que montássemos um grupo forte. Não chegamos a repetir um time, por causa de lesões e suspensões, mas estamos no caminho”, disse Moraes.

O presidente, Leocir, chamou o torcedor para apoiar o Clube Esportivo nos próximos jogos, destacando que a pontuação foi zerada e que é preciso ganhar para seguir na competição. “O apelo é para que os torcedores, aqueles que nos acompanham, compareçam ao estádio, que venham ao Montanha torcer e incentivar a nossa equipe. Precisamos desta força extra que vem de fora do campo para que possamos passar de fase. Agora é ganhar ou ganhar, e os atletas sentem a energia positiva da torcida”, afirmou.