O domingo, 12, não foi apenas para comemorar o dia das mães e receber presentes. O torcedor do Esportivo e a comunidade de Bento Gonçalves comemorou o retorno para a Primeira Divisão do futebol do Rio Grande do Sul. Com a presença de um grande público, o maior em toda a Divisão de Acesso, o Alviazul empatou em 1 a 1 com o Guarani e assim, garantiu a vaga para final e o retorno à elite.

Jackson, logo nos primeiros minutos avançou pelo lado direito e soltou uma pancada, Vila, espalmou e a zaga do Guarani tirou. O Esportivo mantinha a posse de bola, mas não conseguia finalizar ao gol do time de Venâncio Aires. Precisando do resultado, os visitantes chegaram aos 32 minutos, quando Salib arriscou perigo.

Depois disso, o Esportivo se aproveitou das bolas paradas para chegar. Athos cobrou e quase fez gol olímpico. Logo depois, em outro escanteio, a bola sobrou para Cleiton, e o zagueiro jogou por cima. Aos 41 minutos, Xaro levantou, Cleiton chutou e Zulu quase marcou, na sobra Nunes chutou por cima. E no último lance, Toni Jr não teve domínio e perdeu a chance.

Na etapa final, o jogo era truncado. Até que aos 25 minutos, Xaro cobrou escanteio, a bola ficou viva na dentro da área e sobrou para Nunes estufar as redes do goleiro Vila: 1 a 0 Esportivo. Era o gol do alívio que já colocava o Esportivo na primeira divisão.

Porém, o Guarani não desistiu de lutar e aos 45 minutos, Bruno Bera com um chute rasteiro, deixou tudo igual: 1 a 1. O clima de apreensão tomou conta, mas o Esportivo conseguiu ficar com a bola no campo de ataque até o apito final. O apito do alívio e o adeus da Divisão de Acesso, para festa de jogadores, torcedores e dirigentes.

Mais da festa do retorno do Esportivo e a projeção para o jogo da decisão, contra o Ypiranga, já no meio desta semana, na edição de quarta-feira, do Jornal Semanário.