O Esportivo encerrou sua participação na primeira fase da Divisão de Acesso com um empate em 0 a 0 com o Ypiranga, atuando em Erechim, em um jogo de pouca inspiração das duas partes e um futebol pobre. O destaque foi o goleiro Walker que defendeu um pênalti no segundo, o que garantiu ao Alviazul a liderança da chave B da competição, somado ao empate do Glória com o Igrejinha. Nas quartas de final, o Esportivo jogará contra o Lajeadense.
Durante quase todo o primeiro tempo as duas equipes poucas vezes ousaram chegar ao ataque, abusando do toque de bola entre os volantes e zagueiros, de forma muito lenta. Apenas uma grande oportunidade foi vista e no minuto final. Nunes, arriscou da intermediária e quase acertou o ângulo de Deivity.
Na volta do intervalo, o técnico do canarinho, Fabiano Daitx, colocou Marco Antônio na vaga de Flávio Paulino, na busca por mais velocidade pelos flancos. A ideia era interessante, mas o resultado disso, nos primeiros 15 minutos pouco deu certo, com a marcação do Esportivo sempre se sobressaindo. Os bento-gonçalvenses chegaram com Adriano Chuva, mas a finalização não saiu da forma com que o ala imaginava.
O jogo começou a se alterar aos 22 minutos, quando Jackson encontrou Reinaldo, que entrou na área e exigiu grande defesa de Walker. Na cobrança de escanteio, Lima cabeceou, a bola pegou no braço de Cleiton: pênalti. Jackson bateu e Walker evitou o gol.
Os donos colocaram o Esportivo no campo de defesa, pressionaram, mas os bento-gonçalvenses mantiveram a boa marcação e deram poucos espaços, mantendo o resultado sem gols no Colosso Da Lagoa.
Resultados 14ª Rodada
Ypiranga 0 x 0 Esportivo
Guarani-VA 3 x 0 Farroupilha
Passo Fundo 3 x 0 Tupi
Cruzeiro 0 x 2 Inter-SM
Igrejinha 2 x 1 Glória
Lajeadense 1 x 1 São Paulo-RG
São Borja 0 x 2 União-FW
São Gabriel 1 x 3 Bagé
Confrontos das quartas de final 
Esportivo x Lajeadense
Glória x Bagé
Guarani x Igrejinha
Ypiranga x São Paulo-RG
Ypiranga (0): Deivity, Wesley, Leo Kanu, Marcão, Wagner; Henrique,  Fabio, Reinaldo (Paulinho Simionatto),  Lima (João Victor) e Jackson;  Flávio Paulino (Marco Antônio)
Esportivo (0): Walker; Cleiton, Douglão (Tiago Cortes), Jonas; Jackson (Bovi), Nunes, Eduardinho, Athos e Adriano Chuva; Gustavo Xuxa e Zulu