A primeira e única corrida em trilhas da UTMB da América do Sul foi realizada no último final de semana em Ushuaia, conhecida como capital da Terra do Fogo, na Patagônia argentina. E contou com participação de dois bento-gonçalveses, Sirlesio Carboni Jr e Cátia Geremia.
Carboni participou na maior distância, 130km, concluindo o trajeto em 24h29min. Para se ter uma ideia da dificuldade da prova, apenas 42% dos atletas completaram o trajeto.

Carboni, deu detalhes sobre a prova. “É um lugar totalmente inóspito, com montanhas selvagens, com o tempo sendo o maior inimigo. Na cidade a temperatura é de 5°C e no dia em que largamos com os primeiros flocos de neve, muita lama, passagem por rios e lagos. Era preciso se manter aquecido o tempo inteiro e estar bem psicologicamente para aguentar o frio”, lembra.

Segundo Carboni o momento mais critico foi na parte final das montanhas, onde teve que enfrentar neve sobre os joelhos e ventos acima dos 70km/h. “Foi uma vitória pessoal ter terminado a prova. Exigiu demais, mas deu tudo certo. A prova é linda, pois se passa por lugares que nunca se passaria se não fosse por essa prova”, destaca.

Cátia Geremia participou da prova de 70km e também conseguiu completar todo o percurso.