A bola só rola em janeiro, mas o Gauchão 2020 tem seu início oficial, fora de campo, na quinta-feira, 7 de novembro. Na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre, a entidade recebe os 12 clubes participantes, entre os quais está o Clube Esportivo Bento Gonçalves para o congresso técnico e anunciar alteração no formato do torneio.

A mudança já havia sido antecipada há alguns meses pelo ainda presidente da entidade Francisco Noveletto Neto. Ao contrário das edições anteriores, a competição estadual ganhará ares de mata-mata, devido ao seu novo formato.

Os 12 clubes estarão divididos em dois grupos com seis integrantes em cada, totalizando pelo menos 11 partidas em seu calendário. No primeiro turno, os confrontos serão dentro das próprias chaves, em um total de cinco rodadas. Os dois melhores avançam para as semifinais e os vencedores para a final, em jogos únicos.

O segundo turno terá seis rodadas, porém com partidas entre os grupos. Assim como no anterior, os dois primeiros fazem a semifinal e posteriormente, decisão em apenas uma partida. Caso o mesmo time ganhe primeiro e segundo turno, o campeonato estará encerrado. Os dois piores times de cada grupo serão rebaixados.

Grêmio, Internacional, Juventude, Caxias e Brasil, de Pelotas estarão em grupos opostos. Com esse formato, com os cinco clubes que atuam em divisões nacionais separados, é possível afirmar que o Esportivo receberá no Estádio da Montanha dos Vinhedos, um dos integrantes da dupla Gre-Nal e da Ca-Ju, fator visto como importante em termos de renda aos cofres.

O sorteio das chaves e a formatação da tabela também sai deste congresso técnico. Além disso, os clubes irão saber os valores das cotas da TV as quais terão direito para a competição.