Convidados reuniram-se no restaurante Botafogo para a festividade

Na segunda-feira, 28 de agosto, o Clube Esportivo Bento Gonçalves comemorou o 104ª aniversário reverenciando seu passado, – prestando merecida homenagem a muitos dos que ajudaram a alçar as conquistas pelas quais o Alviazul é reconhecido – e inspirando-se nessa trajetória para edificar os próximos passos de seu futuro. Em um evento realizado no sábado, 26, no Clube Botafogo, dirigentes, conselheiros e torcedores reuniram discursos apaixonados e falas estratégicas. A celebração foi realizada com a colaboração do Esportivo Master.

Homenageados

Um dos responsáveis pela organização é o presidente do Esportivo Master, Antônio Grasselli. Ele destaca a importância de ações que retomem o apreço do povo local com o Esportivo, homenageando toda a história do clube. “Esse evento nunca deveria ser deixado de ser feito. Quero dizer, com orgulho, que hoje estar aqui e fazer parte desta grande festa é muito valioso”, avaliou. Marcada por homenagens, a noite teve espaço especial para reconhecer personagens importantes da história do clube, como jogadores, dirigentes e apoiadores do Esportivo e Esportivo Master. “O Esportivo Master é um parceiro social na divulgação e promoção do Clube Esportivo e, neste momento especial de festa, aproveitarmos para enaltecer aqueles que fizeram parte dessa trajetória”, disse.

O jantar contou com grande público, também com a presença de lideranças. Na cerimônia, foram homenageados ex-jogadores e dirigentes que fizeram parte da rica história do Alviazul, os agraciados foram: Décio Frozi, Reginaldo, Carlos Alberto Sanches, Young, Cesar Alessio, Jacinto Marin, Celso Freitas, Jonatas Cunegatto, Pasquetti, Raquete, Toninho Fronza, Alceu Goulart, Altair Toniolo, José Elói Labres, Marcelo Vignatti, João Carlos Guide, Kiki Zanotto, Sergio Antonio Geremia, Mauri Gasperi, Moacir Agatti fundador do futebol feminino do Esportivo.

Noite de homenagens marcou jantar de 104 anos do Clube Esportivo

Noite para relembrar o passado e prospectar o futuro

O presidente do Esportivo na gestão 2022-2023, Leocir Glowacki, agradeceu o apoio de todos os presentes. “Estamos aqui para celebrar não apenas o apoio e a confiança depositado em nossa diretoria, mas um momento verdadeiramente especial os 104 anos aniversário do nosso do Clube Esportivo. Meu sentimento é de gratidão, também com o coração cheio de alegria em fazer parte dessa história rica de tradição e conquistas. Essa jornada tem sido marcada por desafios e sucessos e cada um de vocês que está aqui desempenhou um papel vital da história, a paixão pelo esporte e a devoção pelo clube são os alicerces que nos mantém unidos e nos motivam a superar os obstáculos e buscar excelência em tudo que fazemos”, realça.

Ele enfatiza que nesse dia de celebração, os agradecimentos são inúmeros. “A vocês, por serem a excelência do clube, a nossa história e o testemunho do trabalho em conjunto e determinação em enfrentar qualquer desafio que se apresenta. Juntos, continuaremos a escrever capítulos importantes dessa história magnífica. Essa celebração nos lembra do legado que estamos construindo a cada dia e é um testemunho do espírito de liderança que nós, os membros, continuamos a mostrar, unidos em torno de um objetivo em comum, que é enriquecer a história do Esportivo e fazer ela um conto de sucesso e inspiração”, explicou.

Finalizando seu discurso Glowacki agradeceu pela trajetória no comando do Alviazul. “Encerro minha gestão muito feliz por ter feito parte dessa história repleta de tradição e conquistas, enriquecido por todo o aprendizado e amizades construídas nesse período. Sou muito grato por todos que estiveram e seguem ao nosso lado: atletas, comissões técnicas, patrocinadores, apoiadores e, claro, torcedores”, destacou.
O prefeito, Diogo Siqueira, parabenizou o clube e valorizou a continuidade dessa história para o município. “Parabéns a todos que mantem o clube vivo no dia a dia. O Esportivo é uma das grandes bandeiras que temos no nosso município. Valorizar os jogadores que fizeram a história desse clube é extremamente importante para toda a comunidade. Vida longa ao Esportivo”, finalizou com entusiasmo.
O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, deixou uma breve mensagem. “Sucesso e vida longa ao Clube Esportivo”, resumiu.
Outro ponto alto da noite foi a animação protagonizada pelos integrantes da torcida Fúria Alviazul, que desde a recepção até o momento do ‘parabéns’, entoado em um emocionante coro ao Clube Esportivo, não pararam de fazer festa.

Sobre o Esportivo Master

O Esportivo Master iniciou sua trajetória em 2006, encerrando seu primeiro ano em 3ª lugar no Campeonato Gaúcho para 50 anos. Em 2007, conquistou o seu primeiro título – feito repetido em 2008, 2009, 2011 e 2014, tornando-se pentacampeão estadual na categoria e o maior vencedor desde o surgimento da modalidade. Ausente do campeonato de 2015 até 2020, retornou aos campos em 2021. Em 2023, participa, pela primeira vez, em duas categorias: 50 e 55 anos. “Para 2024, estamos projetando a entrada da categoria veteranos 45 anos, tendo, assim, um total de 80 jogadores voluntários”, destacou Grasselli.

Outra novidade apresentada em 2023, foi a autonomia do Esportivo Master, que ganhou CNPJ próprio, diretoria, estatuto e independência jurídica para a condução de suas atividades enquanto entidade esportiva sem fins lucrativos. “Estamos trabalhando para ampliar não só as ações do futebol, mas também as beneficentes em favor de várias comunidades de Bento Gonçalves e arredores e, claro, os laços com o Clube Esportivo”, pontuou o presidente do Esportivo Master.