Entre os nomes já confirmados estão os goleiros Renan Brito, ex-Internacional, e Jonatas Cunegatto, os laterais Igor Dias e Rômulo da Silva e o atacante Marcão

Após cinco anos de espera, o Clube Esportivo de Bento Gonçalves revive a montagem do elenco para uma disputa de primeira divisão do Campeonato Gaúcho. Para tal, o alviazul já alinha uma série de reforços para se firmar na elite do futebol estadual na próxima temporada – e anuncia nomes de peso para compor o elenco de 2020. Além do técnico Carlos Moraes já confirmado no comando da equipe, cinco jogadores dão o start para a composição do plantel que terá a missão de consolidar o Esportivo entre os melhores do RS.

Os primeiros a figurarem na escalação do time são dois goleiros experientes. Um deles é Renan Brito Soares. Aos 34 anos, o arqueiro destacou-se pela passagem vitoriosa no Internacional. Fruto das categorias de base do clube porto-alegrense, Renan conquistou um título do Mundial de Clubes, duas Copas Libertadores da América, uma Copa Sul-Americana e duas Recopas Sul-Americana – abraçando a titularidade, de forma consolidada, a partir de 2010. Natural de Viamão, o atleta também acumula passagem no exterior defendendo o Valencia, da Espanha – além de times nacionais como Goiás, Ceará e São Bento, seu último clube.

Representando a aposta da diretoria na continuidade do trabalho, Jonatas Cunegatto será outro goleiro a fortalecer o elenco. Remanescente da campanha que conquistou o acesso em 2019, o jogador de 39 anos fez boa temporada como titular e terá novamente a confiança da direção e comissão técnica para o novo desafio em 2020.

Mais novidades na defesa

O setor defensivo foi o que mais ganhou novidades nessa primeira série de anúncios. Além dos arqueiros, dois laterais já estão acertados com o clube. Na esquerda, Rômulo Rafael da Silva chega do Guarani de Santa Catarina. Aos 26 anos, o paulista já passou por Rio Branco de São Paulo, Criciúma, Portuguesa, Itumbiara de Goiás, Uberaba, Desportivo Capiatá, Sampaio Correa e, em solo gaúcho, também já defendeu o Pelotas. Já no lado direito, quem chega para encorpar o grupo é Igor Bosel Dias, vindo do Concórdia, também de Santa Catarina. Natural de Pelotas, o atleta de 27 anos já defendeu equipes como o Farroupilha, Pelotas, Oeste, de São Paulo, Lajeadense, Veranópolis, Londrina e Caxias.

Experiência no ataque

Em 2020, o torcedor terá a oportunidade de ver um centroavante com vasta bagagem no futebol nacional no comando do ataque alviazul. O atacante Marcos Assis de Santana, conhecido como Marcão, chega de sua passagem pelo Remo, do Pará, com fama de artilheiro. Por onde passa, deixa sua marca nos gols adversários: foram mais de 80 tentos anotados pelas 14 equipes profissionais que defendeu ao longo na carreira – times como Ipatinga, Atlético Goianiense, Figueirense, Goiás, Atlhetico Paranaense, Botafogo de São Paulo, Paysandu, CRB, Guarani e São Luiz – clube que defendeu no Gauchão do ano passado e pelo qual foi artilheiro da última edição do campeonato. Aos 34 anos, o baiano vestirá pela primeira vez a camisa alviazul.

Composição do plantel leva em conta competitividade

O alto nível da série A do Campeonato Gaúcho demanda uma composição de grupo que seja capaz de suprir as exigências no decorrer da temporada – e, assim, almejar uma campanha de consolidação do clube na elite. “Os critérios seguidos pela comissão técnica e direção versam na qualidade do jogador, encaixe no orçamento, perfil, números recentes e avaliação criteriosa de histórico e aspectos técnicos e físicos. Para termos uma temporada satisfatória é necessário muito trabalho, planejamento e união em prol do mesmo objetivo. Por isso, a continuidade do trabalho nos deixa em vantagem, pois conhecemos os mecanismos do clube”, comenta o treinador Carlos Moraes.

Nesse sentido, a direção trabalha para alinhar os anseios da comissão técnica com a realidade administrativa do clube. “Fizemos uma excelente campanha na Divisão de Acesso no ano de nosso centenário. Agora, iniciamos um novo ciclo histórico, exigindo todo o nosso esforço e empenho. Por isso, buscamos jogadores e comissão técnica que estejam comprometidos com o nosso projeto”, destaca o Diretor de Futebol, Guilherme Salton.

Ficha técnica dos reforços:

Igor Bosel Dias: Lateral-direito; 27 anos; natural de Pelotas; 1,85 m de altura; 86 kg. Possui passagens por Farroupilha, Pelotas, Oeste, de São Paulo, Lajeadense, Veranópolis, Londrina, Caxias e Concórdia.

Jonatas Cunegatto: Goleiro; 38 anos; natural de Santo Ângelo-RS; 1,88m de altura; 83 kg. Acumula passagens por Grêmio, Pelotas, São Luiz e Juventude.

Marcos Assis de Santana, o Marcão: Atacante; 34 anos; natural de Camaçari-BA; 1,90 m de altura; 83 kg. Tem passagens por Ipatinga, Atlético Goianiense, Figueirense, Goiás, Atlhetico Paranaense, Botafogo de São Paulo, Paysandu, CRB, Guarani, São Luiz e Remo.

Renan Brito Soares: Goleiro; 34 anos; natural de Viamão-RS; 1,87m de altura; 87 kg. Acumula passagens por Internacional/RS, Valencia, da Espanha, Goiás, Ceará e Clube São Bento.

Rômulo Rafael da Silva: Lateral-esquerdo; 26 anos, natural de São Paulo; 1,76 m de altura; 70 kg. Possui passagens por Rio Branco de São Paulo, Criciúma, Portuguesa, Itumbiara de Goiás, Uberaba, Desportivo Capiatá, Sampaio Correa e Pelotas.

Fonte: Exata Comunicação