Bento Gonçalves conta com a Associação Airsoft Bento Gonçalves que atua no ramo desde maio de 2015 e busca a amizade e respeito

Em crescimento no Brasil, o Airsoft vem ganhando adeptos em todas as regiões do país. Em Bento Gonçalves não seria diferente, o município conta com a Associação Airsoft Bento Gonçalves (AABG) que atua no ramo desde maio de 2015. Segundo o vice-presidente da instituição, Silvio Alex Machado, o esporte une pessoas e por isso o grupo enaltece o esforço e a parceria. “O Airsoft é muito mais do que um hobby, ele se integra aos instintos dos participantes, ele uniu pessoas fazendo surgir grandes amizades e novas parcerias, enaltece o esforço, dedicação, perseverança nos desafios de jogos complexos e dinâmicos”, conta.

A modalidade é apontada para diminuir o estresse e trazer diversão, mas também melhora o poder de concentração e habilidades de movimentação como a agilidade. As armas de Airsoft e os locais que simulam combates trazem realismo e fazem sucesso entre os amantes da adrenalina.

História e objetivo

A prática foi desenvolvida no Japão nos anos 1970 e tem como base a filosofia de respeito, honra e disciplina. Basicamente, um combate traz o enfrentamento entre duas equipes com objetivos de recuperar bandeira ou eliminar o maior número de participantes do adversário.

O Airsoft é um esporte de simulação de combate. No jogo, os praticantes de modalidade recriam operações policiais e militares com estratégias específicas para vencer o inimigo. A intenção básica dos participantes é simular situações de combate, buscando o realismo em todos os aspectos. Assim, os equipamentos e as vestimentas utilizadas são bem parecidos com os reais. Estas armas são carregadas com esferas plásticas, um tipo de munição que não oferece risco a nenhum dos participantes. Durante a prática, todos os jogadores precisam utilizar equipamentos de segurança como óculos de proteção, capacetes, coletores, protetores faciais e auriculares, por exemplo.

Os praticantes são pessoas comuns, que nutrem uma profunda admiração pelas forças policiais e militares mundo afora. São médicos, engenheiros, professores, militares, estudantes, pedreiros, vendedores, entre outros. O esporte não tem nenhuma vinculação política, paramilitar, separatista, revolucionária ou criminosa. “Quando nos reunimos para a prática do esporte, temos sempre uma proposta de realizar simulações, treinamentos, aprimoramento de técnicas que nos preparam para eventos e jogos de confronto com outras equipes. Em tudo que fazemos, colocamos seriedade e dedicação, porém com leveza de entender os limites de cada participante, empregando estratégias que nos leve a superar os desafios”, expressa Machado.

Esporte em Bento

Praticante da modalidade desde 2012, Machado com o objetivo de atender e auxiliar outros pessoas, fundou a instituição em 2015. “Já jogava Airsoft desde 2012, e em 2015, procurando entender como poderia ter mais apoio da administração municipal, recebi a orientação de fundar uma associação, assim seria a melhor forma de obter visualização e apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A partir daí, segui todos os trâmites para tornar esta uma entidade registrada dentro de todas as exigências que me eram solicitadas”, diz.

Para ele, seguir as regras internas do grupo e jogar com responsabilidade garante que todos os membros possam participar de forma tranquila das jogatinas. “A Associação está fundamentada em seu estatuto interno, com todas as orientações necessárias para que seu associado realize a prática com responsabilidade e segurança. Temos como premissa da prática do esporte, prevalecer sempre o Fair Play, isto é agir sempre de forma correta e alinhada para que todos tenham um dia único e fantástico em experiência com o esporte”, prioriza.

Desde sua fundação, a AABG realiza algumas ações de cunhos social para a comunidade local e de outras cidades, como arrecadação de roupas para a campanha do agasalho; arrecadação de alimentos, para doar a entidades que prestam assistência a famílias em vulnerabilidade social e arrecadação de brinquedos, que são doados a crianças de comunidades. “No ano de 2023, estivemos prestando serviços de solidariedade aos atingidos pela cheia do Rio das Antas. Fomos a Anta Gorda e Roca Sales, ajudar aos que foram atingidos, limpamos escolas, doamos alimentos, roupas, água. Ajudamos a levar comida àqueles que em um momento difícil precisavam de uma mão amiga e um braço forte para fazer a diferença. E no Dia das Crianças voltamos a Roca Sales e ajudamos a fazer um dia um pouco melhor àqueles que estavam ainda se recuperando de tudo que aconteceu”, declara Machado.

Durante o jogo de Airsoft, os participantes precisam ser ágeis, ter equilíbrio, postura e disciplina para alcançarem o êxito em sua missão. Dessa maneira, os jogadores acabam desenvolvendo e aprimorando habilidades como agilidade, postura e precisão, essenciais para a coordenação motora. “Realizamos poucas competições, se comparado a outros esportes. O que ocorre com frequência, são eventos onde temos a oportunidade de colocar em prática todas as habilidades adquiridas e desenvolvidas ao longo dos treinamentos e jogos internos que realizamos. É nesses momentos que confrontamos o nosso oponente, empregando técnicas e habilidades desenvolvidas dentro da equipe, onde sabemos que a integração e o companheirismo farão toda a diferença”, salienta.

Para os que desejam iniciar na modalidade, a melhor forma é iniciar se informando. “Fazendo contato, estaremos passando mais informações e orientações para integrar a equipe, se associar e participar dos treinamentos. Os encontros são sempre aos sábados e alguns feriados. Alguns jogos acontecem aos domingos, e em algumas situações vamos para outras cidades jogos em confrontos com outras equipes”, conclui o vice-presidente.