Centenas de pessoas presenciaram o momento em que uma ambulância cruzou de um lado para o outro a ponte entre Nova Roma do Sul e Farroupilha na manhã de sábado, 20. Nem mesmo a chuva que caía afastou a comunidade de acompanhar o retorno da travessia esperada desde setembro do ano passado, quando o rio das Antas levou a antiga estrutura construída na ERS-448.

Durante exatos 138 dias, o trecho ficou bloqueado em decorrência da forte enchente que atingiu boa parte da Serra Gaúcha e as Regiões dos Vales, Sinos e Caí. Sem expectativas da reconstrução da estrutura feita pelo governo do Estado, que deveria ser o responsável, um grupo de amigos deu início a Associação Amigos de Nova Roma do Sul, com o intuito de angariar fundos para agilizar a retomada do acesso entre as duas cidades, já que a ponte era a única maneira de chegar entre um lado e outro.

A solenidade de inauguração da nova ponte contou também com a travessia daqueles que ganharam um leilão realizado com o objetivo de alcançar os 100% dos recursos para pagar a obra: um grupo de cerca de 200 pessoas, liderado pelo prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, por meio de uma corda, puxou uma caminhonete Willis, de 1964, representando o esforço da comunidade para a viabilização da ponte. Junto ao veículo, as equipes de voluntários e engenheiros que tiraram do papel e devolver a dignidade do povo de Nova Roma do Sul.

Em seguida, outro veículo trazia a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, como forma de fé e devoção, já que a ponte recebera este nome.

Após o ato inaugural, discursos de agradecimento nortearam a cerimônia. Posteriormente, a festa continuou mesmo com o clima instável. Música e apresentações artístico-culturais embalaram os visitantes que chegavam ao local para conhecer o ponto turístico revitalizado.

Até o fechamento desta matéria, a Associação Amigos de Nova Roma do Sul já tinha arrecadado pouco mais de R$ 7 milhões, ou seja, um milhão a mais do que o necessário para construir a ponte.

Fotos: Rádio Solaris / Reprodução