Fundado em 13 de maio de 1956 e apelidado carinhosamente como Rei do Interior, o Esporte Clube Ipiranga de Bento Gonçalves, é o time de futebol e futsal amador da Linha Paulina, situada no interior do município.

Com o primeiro presidente Guerino Faccio, já falecido, o clube surgiu com um grupo de jovens a partir da necessidade de lazer e prática de esportes. Prontamente, na época, Fernando Callegari, também falecido e ex-presidente, cedeu a área onde a equipe utilizava o seu primeiro campo.

Em 1965, em nova área, foi inaugurada outra estrutura, muito em função do empenho do presidente à época, Valentim Cusin, também já falecido, que segundo representantes atuais do clube, foi um dos maiores incentivadores do futebol do interior do município. O campo possuía somente as goleiras, não era todo gramado e também não tinha alambrados para os torcedores no entorno. Aos poucos, foi melhorado o gramado, com avanços também na estrutura da copa e nos vestiários.

Em 2011, com apoio de colaboradores e também do município, o Ipiranga conseguiu ampliar a atual estrutura do campo utilizado na Linha Paulina, no Distrito de Faria Lemos. Com os investimentos, foi possível a implementação de alambrados, novos vestiários e também um espaço com copa, possibilitando assim a geração de renda no espaço.

Valentim permaneceu na presidência por muitos anos até ser sucedido por Valmor Zortea, que segue até hoje com forte atuação no clube. O atual presidente é Edegar Cordeiro, que preside também a Liga Colonial de Futebol de Bento Gonçalves.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas desde a sua fundação, o time da Linha Paulina nunca interrompeu as atividades esportivas e sempre se manteve participando de torneios e amistosos na cidade, bem como em municípios vizinhos.

Dentre as principais conquistas, estão os títulos do Campeonato Interdistrital em 1994, do Torneio Nostra Itália, em 1999 e em 2005 e mais recentemente nos anos de 2018 e 2019, a equipe voltou a ser campeã distrital.

Além da modalidade no futebol de campo, o Ipiranga também é marcado pela forte atuação no futsal, tanto no masculino, quanto no feminino. 

Na modalidade, o time foi campeão distrital em 2016 no masculino e nos anos de 2014, 2015 e 2016 no feminino, dentre outros importantes feitos no esporte local. Recentemente, a equipe masculina sagrou-se campeã da primeira edição da Copa Entre Vinhas, torneio regional. Na grande decisão, o Ipiranga bateu o Nacional 28, de Pinto Bandeira, na categoria livre, pelo placar de 6 a 4. Atualmente, o clube se mantém com apoio voluntário de colaboradores e promoções realizadas na comunidade. A equipe está sempre atuando nas competições organizadas pela secretaria municipal de esportes, seja no campo ou no salão.

Foto: Valmor Zortea / Divulgação