Giovanna Bombassaro, Alexia Pilonetto e Daiana Picoli Lovisa formam a corte da 8ª edição da festividade

Uma noite repleta de emoção e de valorização cultural. Assim pode ser definida a escolha das soberanas da festa de Abertura da Vindima de Monte Belo do Sul, realizada na última sexta-feira, 19. O evento, que ocorreu no Ginásio de Esportes da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Migliorini, elegeu como corte da 8ª edição da festividade, que ocorre no mês de janeiro de 2024, a rainha Giovanna Bombassaro (representante da Comunidade Nossa Senhora da Saúde e CTG Sopro do Minuano), e as princesas Alexia Pilonetto (representante da Sede e Produtos Coloniais Gabriel) e Daiana Picoli Lovisa (representante da Comunidade São Marcos, Siempre Bella Espaço de Beleza e Casa Lovisa).

Mais do que serem o rosto da festividade, programada para ocorrer de 25 a 28 de janeiro de 2024, elas também simbolizam a mulher agricultora do município e representam Monte Belo do Sul para divulgar o evento e acolher os visitantes. “Sinto-me muito feliz em podermos dar continuidade ao legado deixado por tantos imigrantes que iniciaram essa história, honrando o trabalho da nossa gente, que dá o sustento para as famílias e tanto contribui para o desenvolvimento loca por meio da valorização à agricultura, da nossa cultura local e turismo local, hoje fortalecido por eventos consolidados e reconhecidos pela autenticidade, entre eles a Festa de Abertura da Vindima. Essa celebração evidencia nossa gente e nossos valores, e as mulheres eleitas para representa-los simbolizam uma parte fundamental dessa história, que muito nos orgulha”, destacou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Monte Belo do Sul, e presidente da 8ª Festa de Abertura da Vindima, Álvaro Manzoni.

Uma grande festa foi preparada, a fim de exaltar os costumes, o esforço, a dedicação do povo monte-belense para a vitivinicultura e turismo e, claro, sua autenticidade. “A Festa da Abertura da Vindima, com toda sua programação, é o momento especial de agradecer a luta dos nossos agricultores, que trabalham de sol a sol cultivando a uva e elaborando o vinho. É uma merecida valorização à nossa história, cultura e tradições, engajando comunidade e visitantes em uma celebração única, para a qual todos desse já estão convidados”, enfatizou o prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé.

A rainha, Giovana Bombassaro, leu o discurso de agradecimento, que foi feito em grupo pelas embaixatrizes. “Em meu nome e em nome das princesas e embaixatrizes, queremos agradecer à Deus por oportunizar todos os momentos de união que vivenciamos. Representar Monte Belo do Sul e a festa, que está em sua 8ª edição, é um ato de amor à nossa cultura, às nossas tradições e a nossa própria história. Até aqui, por meio das preparações, o caminho se mostrou leve, feliz, repleto de aprendizados e de novas amizades. Hoje, uma nova etapa se inicia. Começamos a sentir a vindima se aproximando, felizes e realizadas por fazermos parte desta festa, que tanto significa para a comunidade”, conclui.

Como foi a escolha

Estrelas do evento, as oito postulantes à corte realizaram quatro passagens pela passarela, sendo três entradas coletivas e uma individual, exibindo dois trajes. Inicialmente, elas se mostraram aos jurados e ao público com vestimentas escolhidas por elas, concomitantemente à exibição de um vídeo de cada uma. Num segundo momento, em entradas individuais, elas apareceram com trajes de vindimeiras, estabelecendo uma conexão com a festa.

Esse foi um dos momentos mais bonitos da cerimônia. Com vestidos criados especialmente para a ocasião, as candidatas apareceram de mãos dadas com crianças, simbolizando futuras vindimeiras. Como forma de tornar mais simbólico esse momento, as pequenas entregaram uma rosa às mães das candidatas e um cacho de uva aos pais ou representantes das famílias. O gesto foi uma representação para abarcar o tema da Festa de Abertura da Vindima, Cultura, Trabalho e Fé.

Além do desfile, o processo de escolha do novo trio de soberanas passou por outros momentos. No final da tarde, as candidatas foram entrevistadas individualmente pelos jurados. Depois, participaram de um coquetel oferecido pela organização do evento, convivendo com o time de avaliadores.

A comissão julgadora contou com a secretária adjunta estadual da Cultura, Gabriella Meindrad; a psicóloga Antonieta Justina Chies Mantovani; o presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot; a ex-rainha da festa Mônica Cristófoli; a jornalista Candice Soldatelli; a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Consuelo Valandro; o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Daniel Panizzi e a colunista social Odinha Peregrina.

Lembranças especiais

A rainha e as princesas receberam como mimos um tour pela região turística Uva e Vinho, da Sicredi Serrana, além de um pacote para visitar as ruínas de São Miguel das Missões, da Agência de Viagens Sul Brasil. As embaixatrizes ganharam passeios de Maria Fumaça e visita à Epopéia Italiana, da Giordani Turismo. Nesta edição, também, a candidata mais votada pela rede social Instagram – Tainara Casagrande –, recebeu um brinde de Senza Fine Eco Fazenda e um presente de Tramontina S/A, que ainda presenteou a rainha eleita.

Quem levou o troféu de melhor torcida foi o grupo da candidata Jovana Cantoni. A segunda colocação ficou com a torcida da candidata Tainara Casagrande e o terceiro lugar foi para os torcedores de Daiana Picoli Lovisa. A noite foi palco, ainda, para a despedida da corte da 7ª Festa de Abertura da Vindima, realizada em 2018, a rainha Eduarda Canossa e as princesas Letícia Viel e Lilian Roieski.