Uma noite glamourosa e ao mesmo tempo fiel a sua essência – digna de cortejo real e repleta de significados históricos. A escolha da corte da 16ª Fenavinho promete encantar pelos detalhes que relembram e resgatam o sentimento da comunidade pela festa mais querida de Bento Gonçalves. Na noite deste sábado, 6 de abril, a partir das 19h, os holofotes estarão voltados para as 18 candidatas que disputam a coroa. “Tudo está sendo pensado para transmitir a real e verdadeira essência da Fenavinho, uma festa para a comunidade, de valorização de nossa cultura, história, tradição e, principalmente, enaltecendo a qualidade dos vinhos pelos quais Bento Gonçalves é referência”, afirma Elton Paulo Gialdi, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), entidade à frente da retomada da Fenavinho e promotora de sua 16ª edição.
O compromisso com a valorização dos elementos históricos aparece já na escolha do local que acolhe a programação: o Parque de Eventos de Bento Gonçalves, onde ocorreu a primeira edição da Fenavinho, em 1967. Essa viagem pelo tempo aparece, também, nos trajes utilizados pelas postulantes ao reinado. As vestimentas vêm carregadas de história, expressa pelo design simplista dos cortes, em cores que remetem à cultura da vinha. O figurino comum a todas as candidatas será composto por uma saia bordô e uma camisa branca que remonta à essência dos primeiros vestidos.
Às eleitas, a Fenavinho reserva um regalo ainda mais carregado de simbolismo: as tradicionais faixas que empossam as soberanas foram projetadas para compor uma mensagem traduzindo o que é a essência da festa. “As cores, que são as dos vinhos, e o ouro, que significa a opulência do município, guiam o design. Aliado a isso, entra a criatividade com desenhos de garrafas, taças e outros elementos típicos”, descreve o estilista Juan Isasa – que projetará, ainda, os trajes oficiais.
Também as emblemáticas coroas, passadas de corte em corte, e há mais de uma década compondo a ornamentação que identifica as soberanas, foram revitalizadas para este ano. As peças símbolo da nobreza foram projetadas pelo professor de artes plásticas e decorador Henry Angelo Dalla Coletta (In memoriam) e confeccionadas por uma fábrica especializada em joias de Guaporé.
Enojoias personalizadas às soberanas
Protagonista da festa-mãe de Bento Gonçalves, o vinho também é estrela de adornos que embelezarão a corte da 16ª Fenavinho. Ele é a matéria-prima do conjunto de acessórios, composto por brincos, anéis e pingentes, destinado às soberanas. As peças são feitas a partir do bitartarato de potássio – um subproduto da fabricação da bebida retirado de pipas que armazenam o vinho. Quem assina a confecção é a Enojoias – Diamantes do Vinho, de Tuiuty.
Como será a escolha
O processo de escolha da corte da 16ª Fenavinho iniciou em fevereiro deste ano, quando foram abertas as inscrições para as interessadas em participar do concurso. Concluídas as etapas de validação das candidaturas, hoje são 18 mulheres na disputa pela coroa, representantes de entidades, associações, bairros, distritos do interior e empresas de Bento Gonçalves.
Durante todo o mês de março, elas participaram de uma intensa agenda de preparação, que envolveu visita aos principais pontos históricos e turísticos de Bento Gonçalves, distritos e região. “As soberanas são as representantes da Fenavinho, mas também da história de uma cidade, da cultura de um povo e da força de um setor, o vinícola. É fundamental que sejam plenas conhecedoras dessa riqueza de informação a fim de promover devidamente os atrativos e o potencial de Bento Gonçalves”, diz Rodrigo Parisotto, integrante do comitê organizador da Fenavinho. As candidatas também receberam orientações sobre postura, comportamento, dicas para o desfile e entrevista.
Todo esse cuidado é fundamental diante da responsabilidade que acompanha a coroa. “O papel das soberanas transcende a promoção da Fenavinho em 2019 ou 2020: compreende a missão de divulgar o município de Bento Gonçalves, as tradições de uma região e o vinho brasileiro. Por isso precisam dominar com muita propriedade essas informações”, avalia Diego Bertolini.
A eleição da imperatriz e suas damas de honra caberá a um júri composto por sete integrantes – todos vindos de fora do município de Bento Gonçalves, sendo eles representantes do setor vinícola, do mundo da moda e da imprensa – cujos nomes somente serão conhecidos na noite da escolha. Uma das presenças já anunciadas entre os jurados é a de Sandra Guerra, primeira imperatriz da Fenavinho.
Passagem do título
Contabilizados os pontos e anunciada a nova corte da 16ª Fenavinho, será a vez das atuais soberanas se despedirem. Kelly Scanagata, Imperatriz da 15ª Fenavinho, e suas damas de honra, Carine Pedrotti e Gabriela Bottega, deixam o cargo que assumiram em 2011 com o orgulho de terem ajudado a escrever a história da festa. “Desejo todo o sucesso à nova corte, que as meninas tenham momentos mágicos, assim como eu tive, e que seja um sonho, assim como foi para mim. Também espero que a Fenavinho volte ainda maior e melhor, resgatando sempre as nossas culturas e a essência”, enfatiza.
Candidatas
Ana Paula Cortês, 26 anos, representa o bairro São Roque
Ana Paula Pastorello, 24 anos, representa o Bento Convention Bureau
Ana Regina Mieznikowski Bettoni, 18 anos, representa o Lions Club Cidade do Vinho
Andriele Rigotti, 24 anos, representa a CDL-BG
Angélica Dutra, 28 anos, representa o bairro Barracão
Bárbara Bortolini, 23 anos, representa a Rota Caminhos de Pedra
Caroline Bonetti Noal, 19 anos, representa a Rota Encantos de Eulália
Etiele Tavares dos Santos, 21 anos, representa a Eulália
Júlia Goldschmidt Paim, 18 anos, representa a Vinícola Aurora
Lilian da Silva Ropke, 25 anos, representa a UACB
Mariana Carra Bet, 19 anos, representa o bairro Licorsul
Marielle Moro da Silva, 24 anos, representa o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de BG
Mayara Fátima Balestreri, 19 anos, representa o Sindilojas-BG
Natani Casagrande, 25 anos, representa o bairro Santo Antão
Rafaela Cristina Tonet Zimieski, 25 anos, representa o bairro Centro
Rafaela Protto, 19 anos, representa o bairro Progresso
Sandi Marina Corso, 28 anos, representa a Associação Vale do Rio das Antas
Valeska Peres Mendonça, 25 anos, representa o bairro Universitário