Novas ferramentas tecnológicas estão prontas para serem inseridas na Rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves. Na manhã desta segunda-feira, 11 de agosto, a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC) e a Secretaria de Educação (SMED), apresentaram aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Noely Clemente de Rossi, do bairro Santa Marta, a nova Lousa Digital. A ação integra o Programa Educação para a Vida, do Poder Público Municipal.

Os equipamentos contemplam nove instituições, com lousas modernas, uma vez que dispensam o uso de um quadro branco para visualização. Basta utilizar um projetor, direcionar a imagem para uma parede e fixar um receptor, sem cabos, ao lado da imagem. Depois é só acessar os ícones ou escrever com uma caneta digital. “Esse sistema tecnológico de última geração possibilita interatividade entre a sala de aula e o mundo virtual junto aos alunos, já que além de utilizar os programas didáticos da lousa, o professor também pode fazer consultas aos temas acadêmicos pela internet”, esclareceu o diretor do CTEC, Roberto Carraro.

As múltiplas possibilidades de metodologias de ensino encheram os olhos dos alunos da 7ª série. Gabriele Ferreira testou o programa que exercita caligrafia e gostou da experiência. “Achei bem interessante. É uma maneira dos professores proporcionarem aulas mais dinâmicas e divertidas”, disse.

Treinamento para professores
Os professores receberão treinamento para o uso da Lousa em duas datas, dia 19 de agosto, das 14h às 17h30, e no dia 23 de setembro, das 8h às 11h30, na CTEC.

Escolas que receberam a nova Lousa Digital:
EMEF Professor Noely Clemente de Rossi
EMEF Professora Vania Medeiros Mincarone
EMEF Professor Ulysses Leonel de GasperiEMEF Professora Liette Tesser Pozza
EMEF Professora Maria Margarida Zambon Benini
EMEF Aurálio Frare
EMEF General Rondon
EMEF Floriano Peixoto
EMEF Senador Salgado Filho