Os benefícios da equoterapia, a abordagem interdisciplinar envolvendo profissionais das áreas da saúde, educação e equitação, além dos ganhos físicos e psíquicos serão alguns dos pontos que serão abordados durante o VI Congresso Brasileiro de Equoterapia. O evento acontece entre os dias 17 e 19 de setembro, no Hotel Dall’Onder e a Casa de Cultura de Bento Gonçalves. Entre os participantes, está Silvia Scheffer, do Centro de Equoterapia Cavalo Amigo, representante da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL) na região sul do país. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no site www.congresso.equoterapia.org.br.

A prática da equoterapia beneficia ganhos à saúde física e emocional de seus praticantes. Por ser uma terapia que tem o cavalo como aliado no tratamento é possível ter ganhos como a melhora do equilíbrio, da postura e do tônus muscular; o desenvolvimento da coordenação motora; a estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; aumenta a força muscular; também desenvolve a autoestima, melhora o relacionamento familiar, além de facilitar a integração social e desenvolvimento da autonomia questão muito importante no desenvolvimento do ser humano.

No Rio Grande do Sul, o Centro de Equoterapia Cavalo Amigo atua há cerca de 15 anos. A entidade atende crianças, jovens, adultos e terceira idade sob a liderança da psicóloga Silvia Scheffer. “A equoterapia está diretamente ligada à qualidade de vida”. A terapia com cavalos é completa e desenvolve e recupera habilidades em qualquer fase da vida, destaca a psicóloga que acumula mais de 20 anos de experiência em atividades equestres.