Evento ocorre hoje na Praça São Roque, a partir das 9h, com o intuito de conscientizar os alunos e as famílias sobre o cuidado com o meio ambiente

Hoje, 10 de maio, a partir das 9h, a Praça São Roque vai receber um evento de caráter ecológico. As Escolas Municipais Infantis Mamãe Coruja, Doce Infância e Bom Pastos promovem o Dia D do Descarte. 

O evento surgiu por meio do projeto norteador do município que tem com o tema Rumo à sustentabilidade: espaços inteligentes em evolução proposto pela Secretaria de Educação. Esse tem o intuito de conscientizar os alunos e as famílias sobre o cuidado com o meio ambiente e incentivá-los a adotar novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e sustentáveis, favorecendo a reflexão sobre nossa responsabilidade com o meio em que vivemos.

O objetivo é recolher garrafas Pet (bebidas ou produtos de limpeza), caixas e tampas de ovos, tampinhas plásticas, plásticos em geral, eletrônicos, azeite de cozinha, vidros, lâmpadas e papelão. Também os alunos irão entregar aos participantes materiais informativos produzido pelos mesmos, utilizando objetos recicláveis e com mensagens de conscientização e divulgação do projeto, como, por exemplo, a frase: “Reciclar o lixo é um ato de amor à terra e à vida”. 

De acordo com diretora da EMI Mamãe Coruja, Eridiane Aparecida, o trabalho em torno do Dia D de Descarte foi desenvolvido dentro das escolas desde os Berçários até os Jardins. “Por meio desse projeto, o objetivo é desenvolver práticas sustentáveis envolvendo, escola, famílias e educandos. Também estimulando o cuidado com o meio ambiente, promovendo uma cultura de sustentabilidade, abordando vários assuntos relacionados a temática. E para finalizar, propor dentro da unidade escolar, iniciativas sustentáveis para a reutilização de materiais e conscientização que boas atitudes fazem a diferença em nosso mundo”, ressalta.

A Diretora da EMI Bom Pastor, Lina Ana Zeni, salienta sobre o caráter integrativo do Dia D de Descarte. “Este ano, tendo em vista o projeto anual da escola ‘A Vida em Foco: Mãos Pequeninas que transformam o Mundo’ pensamos em ações que envolvessem ainda mais a comunidade escolar e também a local e, dentre as ações previstas, surgiu a ideia de fazermos uma mobilização em conjunto com outras escolas do bairro. O Dia “D” do Descarte tem o objetivo de dar visibilidade a ações sustentáveis de descarte correto do lixo e materiais em desuso, que trabalhamos na escola, sensibilizando as pessoas a dar o destino correto para preservar o nosso meio ambiente e consequentemente a ‘vida’”, diz.

O Diretor da EMI Doce Infância, Patric Bernardi, ressalta a importância sobre a ação. “A realização deste evento é de extrema importância, pois juntos buscamos conscientizar os alunos da educação infantil e a nossa comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente, o descarte correto dos resíduos, a separação e o reaproveitamento. Mobilizar as pessoas e divulgar informações é uma ação indispensável, tendo em vista que é por meio de atitudes cotidianas que conseguimos avançar em relação à sustentabilidade. A união das três escolas está sendo de grande valia, pois estamos atingindo os bairros São Roque e Aparecida, juntos somos mais fortes!”, destaca.

Participam do dia D: secretarias de Educação, Meio Ambiente, Segurança, Agricultura, 6º Bcom, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Associação Anjos Unidos, Plásticos Bellaforma e Polícia Ambiental.