Poeta e jornalista, Olavo Bilac é o homenageado da Semana da Pátria em nível nacional e regional. Por isso várias escolas municipais estão trabalhando o assunto em sala de aula, tanto para ensinar sobre a vida de Bilac quanto para divulgar o evento. No município, o tema é Bento Gonçalves: 125 anos de histórias e memórias.

As professoras de história da EMEF Santa Helena são as responsáveis por levantar a questão aos 481 estudantes, entre Jardim de Infância e o 9º ano. De acordo com a diretora Ana Cristina Bortolini, todas as atividades buscam envolver o tema da Semana durante esse período de aula. “Teremos apresentações de música, teatro, declamações, saraus e dança”, cita. Além disso, como em outras escolas, o hino nacional será entoado.

Na EMEF Doutor Tancredo de Almeida Neves, o tema está sendo abordado diversificadamente pelas turmas de 1º ao 5º ano, a fim de que os estudantes passem a conhecer mais sobre a vida e obra do poeta. Segundo a diretora Nelita Maria Zavonelo, os alunos da Oficina de Música farão uma apresentação na sexta-feira, 4 de setembro, às 9h, na Via del Vino, para também homenagear o gaúcho Nico Fagundes. A aluna Mariana Martello, do 4º ano, considera as homenagens e o estudo sobre personalidades importantes. “Valoriza a cultura de vários povos, deixando marcas pela nação”, fala.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 2 de setembro.