Diversidade cultural é o tema principal da ação

Partindo do princípio de que não existe aula sem leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Tancredo de Almeida Neves está investindo na realização do projeto “Leitura e Arte em toda a parte”, que se constitui como uma proposta de promoção da leitura e da arte, como também de produção de conhecimentos. A ação incentiva os alunos a uma leitura crítica e reflexiva do mundo, com intuito de que esses se apropriem dos conhecimentos socialmente produzidos e assumam um papel ativo na comunidade onde moram.

Os profissionais envolvidos na iniciativa trazem como princípio a formação cultural e estética como direito dos alunos e dever da escola. Por meio da leitura e da arte, os alunos irão conhecer a formação da cultura, não somente regional, mas também de toda a humanidade. “Entendemos que abordar a diversidade cultural no espaço escolar é um desafio diante da complexidade que envolve o tema. Assim, a leitura torna-se um instrumento pedagógico imprescindível para os alunos”, destaca a diretora do educandário Nelita Maria Zanovelo.

Os trabalhos desenvolvidos nos segmentos do projeto durante o ano letivo de 2018 culminarão num espetáculo de arte e cultura revelando os talentos dos professores e alunos. O evento ocorre no dia 25 de outubro, às 19h30, no Centro de Eventos da Universidade de Caxias do Sul- Campus Bento Gonçalves.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/SMED