Projeto Avançar na Educação, do governo estadual, vai investir mais de R$1 bilhão para reformas e qualificação do ensino no RS

Recentemente, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou o projeto Avançar na Educação. A proposta, que contempla aporte financeiro de R$1,2 bilhão para a educação estadual até 2022, objetiva melhorar a infraestrutura física e tecnológica, garantir a recuperação da aprendizagem pós-pandemia além de qualificar o ensino público gaúcho.

Entre as estratégicas deste, que deve ser o maior investimento na educação gaúcha dos últimos 15 anos, está a criação de 56 “escola padrão”. Dentre elas, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Vicente da Rosa, de Bento Gonçalves, foi contemplada pela seleção.

Dentre essas instituições, 52 foram selecionadas a partir do Índice de Infraestrutura das Escolas, calculado pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG), garantindo a representatividade de pelo menos uma escola por Coordenadoria Regional. Três são indígenas, uma Kaingang, uma guarani e uma Xokleng. Uma é quilombola.

Ao todo, 56 escolas estaduais foram selecionadas

O projeto de escola padrão prevê conectividade de alta velocidade em todos os espaços, salas de aula adaptadas para o uso de tecnologias e metodologias ativas, salas de leitura e recursos, banheiros acessíveis, refeitório e cozinha, sala de professores, acessibilidade e Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio (APPCI), fachada e paisagismo de baixa manutenção, espaço coberto para convivência e prática de atividade física.

O que diz a 16° CRE

O Coordenador da 16° Coordenadoria Regional de Educação de Bento Gonçalves, Alexandre Misturini explica que para a escolha da escola, não houve nenhum tipo de inscrição. “O que determinou foi uma pesquisa realizada nas 30 coordenadorias regionais de educação”, afirma.

Ainda de acordo com Misturini, os coordenadores tiveram uma espécie de questionamento, onde indicaram quais escolas tem mais necessidade de reformas. “A gente passou uma lista de todas que tinham na nossa regional. Quem escolheu foi a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) de Porto Alegre, eles decidiram, foi escolhido uma ou duas por coordenadoria, no nosso caso foi escolhida uma, então a escolha não passou por nós”, esclarece.

Escola Pedro Vicente da Rosa

Localizada no bairro Universitário, o colégio, que funciona há 71 anos, atende aproximadamente 340 alunos entre o 1° e o 9° ano, além de ter uma turma de Sessão de Uso (emprestada para o município) do Jardim B.

Diretor Ivan

O diretor, Ivan Narciso Garbin, destaca a alegria que a novidade proporcionou. “Foi um presente, porque a notícia veio logo depois do Dia do Professor. Foi uma excelente surpresa e bem gratificante para nós e para toda comunidade, porque estou atuando como gestor, mas os méritos são de todas as pessoas. A nossa escola é bem antiga, então esse sonho dela ter um ginásio, refeitório é de muito tempo e agora quem sabe vamos conseguir realizar”, frisa.

A notícia também é comemorada pelas famílias. “Nós comunicamos por meio das redes socias da escola, pelos alunos, então todos já estão sabendo. Claro, sem muitos detalhes, até porque nós não sabemos também, mas o básico, que a escola vai ser reformulada em cima desse projeto do governo, eles já sabem e ficaram muito felizes, até porque, muitos pais passaram pela escola como alunos e agora os filhos estão dando continuidade aqui”, enfatiza.

A instituição também atende outros bairros: Progresso, Ouro Verde, Juventude, Conceição, Cohab. De acordo com o diretor, a relação com os pais é positiva. “Temos uma boa relação, de bastante troca, escola e família têm que andar junto, então a gente procura fazer esse elo, porque isso facilita a vida do aluno, essa parceria nós temos”, conclui.