Estive me perguntando nesses últimos dias o porquê muitas empresas, municípios, estados e países prosperam e outros não. Pensei em responder que era porque tinham planos e seguiam estes planos; depois passei a analisar que eram porque faziam coisas que muita gente gostava ou comprava; procurei examinar que era porque faziam mais coisas certas do que erradas; depois pensei em responder que era porque souberam reforçar seus pontos fortes, reduzir os fracos, aproveitar as oportunidades e combater as ameaças; cheguei até pensar que era porque tinham encontrado a maneira certa de fazer as coisas; indaguei-me se era porque tinham poucos concorrentes; enfim, fui buscando a melhor resposta.
Acredito que encontrei uma: é porque todos(as) possuem líderes.
Uma empresa, além de planejamento estratégico, fazer as coisas certas, encontrar os mercados, seguir ou antecipar tendências, atender os clientes mais do que pensar em comprar mais máquinas, possuir um grande grupo de pessoas, deve ter, no mínimo, um líder. Este pode ser carismático, autoritário ou não, introspectivo, decisor ou não, centralizador, burocrático ou nem tanto, visionário ou não, ter estudado ou não, mas precisa ser líder. De alguma forma esta pessoa deve definir os horizontes e tomar decisões. Pode ser mais de um, mas um no mínimo.
Num município, isto também é válido. Se os grandes mandatários de um município não forem líderes, a comunidade fica órfã dos caminhos a seguir. Uma sociedade possui líderes informais, assim como empresas, mas os formais precisam indicar para onde ir. Do contrário, passam-se os anos, olha-se para trás e vê-se que nada mudou, só estamos mais velhos.
Num estado, também precisamos de líderes. Se os governantes estaduais não forem líderes, as coisas são feitas daquele jeito, vai indo, empurrando até que passem os anos.
Num país, então, mais importante ainda é a necessidade dos líderes. As políticas macroeconômicas ( que influenciam o país como um todo ) são definidas a nível nacional, pelos governantes, que traçam prioridades com base nos anseios do povo ( ou pelo menos deveria ser assim ). O papel do Presidente ( sistema presidencialista ) ou do Primeiro-ministro ( sistema parlamentarista ), falando dos principais sistemas de governo somente, é de suma importância para os destinos de toda a sociedade. Se ele(a) for visionário(a), todo o país será alimentado de ideias mais expansionistas; se for introspectivo(a), todo a sociedade pode ficar mais inerte; se souber o que fazer, o fará e muitos aplaudirão; se não souber o que fazer, ficará tudo na mesma ou iremos para trás.
Na vida empresarial, muitos são os líderes que poderiam ser citados. Tenho certeza que você mesmo pode lembrar vários nomes; talvez você mesmo(a) seja um; se não o for, sei que poderá ser um porque os líderes não nascem prontos.
Contudo, na vida política nacional, a situação é mais complicada. Quantos são os verdadeiros líderes políticos que você conhece? Estou falando de líderes, não de pessoas que conquistaram mandato público. Quantos governantes merecem ser chamados de líderes? Você seguiria o que muitos dizem sem perguntar nada? Quantos têm o poder de realmente liderar toda a população, independentemente de partido?
Chego à conclusão que o Brasil está carente de líderes. Não as empresas, nem as famílias, mas o país. Sem eles, o desenvolvimento ( melhoria da qualidade de vida para todos ) não será atingido. Procure ser um líder positivo e mudarás os caminhos.
Pense nisso e sucesso.