As pedras que caíram sobre a ERS-122, na altura do quilômetro 43 da pista, entre os municípios de Farroupilha e São Vendelino, no temporal da noite de segunda-feira, 4 de novembro, serão explodidas por equipes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O trabalho para a remoção do trecho que segue bloqueado nesta sexta-feira, 8 de novembro, iniciou com a quebra das pedras menores. No entanto, as demais serão detonadas na próxima segunda-feira, 11.

De acordo com o diretor de operação do Daer, Sandro Wagner, houve uma mudança de planos que, inicialmente, haveria o rompimento das pedras apenas com a utilização de um martelete hidráulico, devido a instabilidade do terreno. No entanto, devido à impossibilidade de seguir, a autarquia, juntamente com os técnicos tomaram a decisão.

Ainda há a possibilidade da construção de uma rampa para derrubar o material que não cair com as explosões. Mesmo sem previsão de liberação do tráfego, nesta sexta-feira, 8 de novembro, equipes do Daer iniciaram escavação no acostamento da pista, ao lado oposto do desmoronamento para o alargamento da via e, assim, liberar a passagem de veículos, porém, ainda não há previsão para que isso ocorra.