Sem previsão de liberação do tráfego de veículos, o trecho interrompido na ERS-122, entre os municípios de Farroupilha e São Vendelino segue sendo monitorado por equipes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e por funcionários da Encopav. Nesta quinta-feira, 21, o local, na altura do quilômetro 43 da rodovia, recebeu a limpeza do terreno no alto da encosta, onde ainda existem pedras que correm o risco de deslizamento. Conforme o Daer, o trabalho visa estabilizar o local para que a máquina perfuratriz consiga realizar o seu trabalho.

Segundo a autarquia, a expectativa é de que a perfuração das rochas inicie nesta quinta-feira, no entanto, tudo vai depender do andamento dos serviços. Se o cronograma for seguido, há previsão de iniciar a fase de detonações ainda hoje.

Conforme os técnicos, serão abertos nas rochas, furos de 12 metros de profundidade para a inserção dos explosivos. Após a identificação do volume de material extraído, será possível avaliar o tempo de remoção e a provável data de liberação da rodovia. O desbloqueio do trecho irá ocorrer apenas quando houver condições de segurança para o trânsito dos veículos. A autarquia reforça que, embora alguns motoristas forcem a passagem pelo local, ela não é recomendada, uma vez que há risco de queda de material durante a execução dos trabalhos.

Foto: Divulgação