O Farrapos Rugby Clube atuou na segunda etapa do Circuito Gaúcho de Rugby 7s Feminino em Pelotas, no domingo, 20. As atletas de Bento Gonçalves conquistaram a Taça Bronze e ficaram na quinta posição. A segunda etapa do certame estadual reuniu oito equipes – uma a mais que na primeira competição do torneio. A categoria sevens é a modalidade olímpica do esporte.

O time comandado pelo técnico (e também jogador do Farrapos XV), Diego da Silva, o Bigode, viajou por cerca de 6h em direção à região Sul do estado. Apesar do desgaste em decorrência da longa jornada, o Farrapos mostrou inúmeras melhoras.

Foram três partidas disputadas pelas jogadoras bento-gonçalvenses. Elas foram derrotadas pelo Centauros e S.C. Rugby; na última partida da fase inicial, venceram o Predadores por 14×10. Com a quinta melhor campanha da competição, o Farrapos deveria enfrentar o Antiqua, que sediava o torneio, pela disputa da Taça Bronze. A falta de condição de jogo não permitiu o duelo e as atletas de Bento Gonçalves foram consideradas vencedoras pelo número de tries obtidos na competição.

Equipe demonstrou evolução na segunda etapa, em Pelotas (Foto: Reprodução).

De acordo com a capitã do Farrapos, Tainara Nardin, mesmo com o desgaste da viagem, a experiência adquirida foi fundamental para a afirmação da equipe. “Apesar do cansaço em decorrência do deslocamento, a equipe demonstrou muita garra para conseguir bons resultados. Somos um grupo ainda em formação, portanto jogar com os melhores times do estado é um constante aprendizado”, explica.

A equipe de Bento Gonçalves, que voltou às competições neste ano, havia ficado com a última colocação na primeira etapa. Para o segundo grande desafio do ano, as atletas tiveram mais tempo de treinamento. O jovem grupo conta com cerca de 20 jogadores, mas apenas 10 delas podem atuar por ter registro na Federação Gaúcha de Rugby (FGR). Elas treinam duas vezes por semana. Para Tainara, “o time está em constante evolução. O desejo de colocar em prática nosso aprendizado de evoluir está nos tornando um time mais competitivo a cada partida disputada”.

O próximo desafio do Farrapos Feminino 7s acontece em Estrela, casa do Centauros, no domingo, 10 de setembro. Esta será a terceira de cinco etapas do Circuito Gaúcho de Rugby 7s Feminino. “Nesta etapa queremos mostrar ainda mais nossa evolução”, afirma a capitã. Segundo o calendário da FGR, o Circuito deve acabar em 19 de novembro.